terça-feira, 3 de agosto de 2010

29 anos da linha 342M

No dia 4 de Junho de 1981 éra inaugurada a linha Penha – São Mateus, com 16 km de extensão.
Inicialmente como linha experimental, no trecho entre a Avenida Celso Garcia e Rua Cezario Galeno no sentido de São Mateus, e na Rua Antonio de Barros e Av. Celso Garcia, no sentido Penha, os veículos precisavam andar sem a conexão das redes elétricas, o famoso “correr a alavanca”, já que o trecho não provia de desvios e chaves elétricas instaladas.
Era operada apenas por trólebus Marcopolo San Remo, dentre eles o famoso 7213. Porem posteriormente outros trólebus Ciferal Amazonas foram incorporado a frota.


Foi a pioneira com ônibus elétricos no Bairro de São Mateus, onde inicialmente fazia ponto final na Rua Felice Buscaglia, contudo em alguns meses teve seu ponto final transferido para o até então novo Terminal São Mateus (Usado hoje em dia como estocagem do Terminal Metropolitano, para os Ônibus do município de São Paulo)

Na Penha, juntamente com a “2340”, a linha tinha um traçado diferente do que se têm hoje: Após a Avenida Celso Garcia a linha seguia até o “centro da Penha” pelas ruas Cdor. Cantinho e Av. Penha de França, até chegar ao ponto final.
Na gestão Janio Quadros, se tencionava construir um novo terminal, ao lado do atual. Foi então construído o TERMINAL PROVISORIO ARICANDUVA. Mas os moradores da região foram contra a construção desta obra, já que o empreendimento desmataria muita área verde no bairro.
O traçado atual da linha foi constituído para melhor acesso ao bairro da Penha, visto que se encontrou a melhor alternativa após a saída do Terminal Aricanduva

Em meados de 1984 e 1985 devido à reforma e construção do novo Terminal Carrão, teve sua frota substituída, diga-se de passagem, a altura por ônibus à diesel do tipo Caio- Amélia volvo B-58

Atualmente a Himalaia transportes opera a linha das 4:00 à 00:45 com cerca de 35 veículos. É considerada até hoje como uma das linhas principais do sistema trólebus em São Paulo.

Foto: Samuel Tuzi

Foto gentilmente cedida por Samuel Tuzi

Video que mostra ocorrência na linha:

Por Renato Lobo – Pesquisa: Marcos Galesi (Defesa do trólebus/Respira SP)

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