quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EMTU desativa Ponte Orca

Os passageiros já pode dar adeus a ponte Orca. Segundo a EMTU, com a ampliação do horário de funcionamento da Linha 4-Amarela do Metrô (4h40 à meia-noite) a partir de segunda, 12/09, o serviço Ponte ORCA que liga as estações Cidade Universitária, da Linha 9 – Esmeralda da CPTM e Vila Madalena da Linha 2 - Verde do Metrô será desativado. Agora os usuários terão a opção de fazer a transferência entre os sistemas na Estação Pinheiros, que interliga a Linha 9 da CPTM e a linha 4 do Metrô, esta por sua vez que faz integração com a linha 2 - Verde na estação Paulista. O último dia de operação da Ponte Orca será na sexta, 09/09, das 21h às 22h30.


O objetivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, ao implantar o serviço gerenciado pela EMTU/SP, foi intensificar a integração das linhas da CPTM e do Metrô, fazendo com que o usuário economizasse tempo em seu deslocamento, sem necessidade de transitar pelas estações lotadas como Barra Funda, Sé e Paraíso. À medida que a rede metroviária foi ampliada, o serviço foi sendo reduzido e dando lugar às conexões do sistema metroferroviário.


Desde 2007, quando passou a ser gerenciado e fiscalizado pela EMTU/SP, o serviço Ponte ORCA transportou 19,8 milhões de usuários em quatro ligações: Barra Funda - Vila Madalena, Cidade Universitária – Vila Madalena, Tamanduateí – Alto do Ipiranga e Tamanduateí – Sacomã.


A empresa só não explicou para onde vão as vans. Existiam rumores que seriam criadas novas ligações, como na Vila Prudente até alguma estação da linha 3 - Vermelha, já prevendo uma demanda que viria da região de Itaquera, e acessaria a linha 2 - Verde. Esta ligação seria antecessora da linha 15 - Branca que vai da Vila Prudente e passará pela estação Penha. Mas o boato não se confirmou até então.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. Uma ponte orca da penha ou vila matilde até a vila prudente realmente seria uma enorme mão na roda para nós de itaquera... Mas é sonhar imaginar algo além de estádios e superlotação...

    ResponderExcluir