quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Um terço dos brasileiros leva mais de uma hora para chegar ao trabalho. Transporte Público é o mais utilizado, diz pesquisa

Se você detesta ficar horas preso no trânsito, saiba que não está sozinho, claro! Segundo pesquisa sobre locomoção urbana realizada pelo CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira, 17, em municípios com mais de 100 mil habitantes, 32% levam mais de uma hora no trajeto entre a casa e o trabalho ou escola. Outros demoram até meia hora por dia em seu deslocamento, considerado ida, volta e tempo de espera, cerca de 43%. Mas em São Paulo, demorar meia hora para ir ao trabalho seria uma benção não?


Os dados da pesquisa mostraram aquilo que muitos urbanistas e especialistas de transportes sempre dizem. 61% dos brasileiros usam ou o ônibus, ou o Metrô ou o Trem para se deslocar, Entre os meios de transportes mais utilizados nesse trajeto está o ônibus, cerca de 34% da população. Na contra-mão o meio de transporte obteve a pior avaliação: cerca de um em cada quatro entrevistados consideram o serviço de ônibus "ruim" ou "péssimo".


A caminhada faz bem a saúde, mas muitos a fazem por falta de opção no transporte. Este meio de locomoção vem em segundo lugar com 24% da população. O automóvel da família representa apenas 16% nesse panorama, mesmo sendo o meio de transporte que mais recebe incentivo, seja por parte do Governo que se tratando em compras de carros, as prestações são a perder de vista com todos os incentivos fiscais, seja pela mentalidade do Brasileiro que ainda acha que na rua, o carro é o principal personagem. Entre os motoristas que não utilizam o transporte público, quase metade (44%) alegaram que não o fazem devido a falta de transporte ou a não disponibilidade nos horários de sua necessidade.




A pesquisa constatou que a falta de transporte é um problema maior nas pequenas cidades. Nas metrópoles, as principais razões pela não utilização do transporte coletivo são a falta de conforto (19%), o longo tempo de locomoção (16%) e o alto custo (16%). Ainda assim, metade dos moradores (49%) acreditam que o transporte público de sua cidade irá melhorar nos próximos três anos.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário