Nesta sexta-feira, dia 5/8, Jurandir Fernandes, secretario de transportes metropolitanos e Sérgio Avelleda, presidente do Metrô, vão estar presentes em evento, no local da futura Estação Vila Prudente da extensão da Linha 2-Verde, que simbolizará o içamento da primeira viga desta estação suspensa que irá funcionar com sistema monotrilho com destino a São Mateus e Cidade Tiradentes.
A extensão da Linha 2-Verde do Metrô está sendo construída a partir da Estação Vila Prudente, na zona Leste da capital, e terá extensão total de 24,5km, com 17 estações: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tostoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
O sistema de Monotrilho é alvo de duras críticas pelos urbanistas. Por ser em via elevada, especialistas afirmam que os pilares contribuem para a degradação das avenidas que vão receber o modal. Outro fator negativo que é apresentado pelos estudiosos, é a capacidade de carregamento de usuários. Alguns afirmam que não existe eficiência comprovada no número de carregamento que é previsto para a extensão da linha 2 - verde. Outros sistemas de monotrilhos que existem no mundo carregam no máximo 10 mil passageiros por hora/sentido. Na nova extensão são esperados 40 mil.
O Governo rebate as críticas afirmando que este novo sistema é mais barato, e mais rápido para ser construído. O tempo médio do percurso da Cidade Tiradentes até a Vila Prudente, que hoje é feito em até 2 horas, deve cair para 45 minutos.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário