quarta-feira, 6 de julho de 2011

SPTrans testa novo ônibus híbrido na capital paulista

Desde a última terça feira, roda na cidade de São Paulo em carácter de testes mais um ônibus híbrido, que é movido a diesel ou a eletricidade. O ônibus foi fabricado na Suécia, e trazido ao Brasil para passar por uma bateria de testes, com acompanhamentos da Ong Fundação Clinton, e de técnicos da SPTrans. O veículo roda pela empresa Transppass, da área 8 por 3 meses, prorrogáveis por mais 90 dias. Para os busólogos de plantão, a novidade está circulando na linha 7904 - Jardim Maria Luiza - Clínicas.


O veículo híbrido possuí dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em conjunto ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora, e também como gerador de energia durante as frenagens. Aí está um dos segredos do sistema, já que em grande velocidades o ônibus produz menos poluição.


Os ônibus híbridos possibilitam a diminuição das emissões de poluentes pode atingir de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais. Entretanto este tipo de modal é um protótipo, que requer mais estudos e pesquisas, para torna-lo cada vez mais eficaz na operação, e possivelmente substituição dos veículos á diesel por estes, e não trocar os trólebus por híbridos, como foi disseminada a ideia, bem equivocada, na gestão da prefeitura de 2001 a 2004.




Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

4 comentários:

  1. Bem que poderiam ter colocado ele na linha 715F :/

    ResponderExcluir
  2. Trólebus ou elétricos por indução são adequados a corredores.

    Híbridos eléticos como este podem rodar em qualquer via pública.

    ResponderExcluir
  3. novo onibus não é, até pq esse mesmo onibus ja fez testes ano passado na mesma empresa só que em outra linha

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos São Paulo ganhou um ônibus de verdade.

    ResponderExcluir