quarta-feira, 6 de julho de 2011

Obras da linha 17 - Ouro podem começar ainda este mês

O Governo do Estado pretende iniciar as obras de construção do monotrilho da linha 17-Ouro ainda neste semestre. A informação foi dada ao portal R7, porem não há data definida. No fim do mês passado, a Justiça de São Paulo decretou o fim da liminar que impedia o início das obras. Com a determinação judicial, o governador Geraldo Alckmin chegou a anunciar que assinaria o contrato imediatamente porque a concorrência já foi feita, o que depois não ocorreu.


A linha 17 - Ouro que vai ligar a estação Jabaquara, o Aeroporto de Congonhas, o Morumbi, e por fim a estação São Paulo - Morumbi, dividi opiniões. Enquanto moradores da Vila Inah entraram na Justiça para tentar impedir a obra, quem vive em Paraisópolis comemora a perspectiva de mais transporte. Entre urbanistas a opinião é unanime que os monotrilhos, por serem elevados, degradam o entorno das avenidas que vão receber este tipo de modal. Mas o Metrô está certo do projeto, justificando que os trens elevados são mais baratos e mais fáceis de construir, por terem estruturas pré-moldadas. É esperar para ver...




Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. Urbanistas e arquitetos têm que trabalhar para a melhor solução possível para as vias elevadas e não vetar a obra, que é necessária.

    Os pontos de ônibus do Corredor da Rebouças são exemplo de trabalho bem feito; os do Corredor da Santo Amaro de 15 anos atrás são exemplo contrário.

    Se as regiões por onde passam trilhos ubanos mudam, aos urbanistas e arquitetos cabe exatamente fazer com que mudem para melhor.

    ResponderExcluir