A linha 17 - Ouro que vai ligar a estação Jabaquara, o Aeroporto de Congonhas, o Morumbi, e por fim a estação São Paulo - Morumbi, dividi opiniões. Enquanto moradores da Vila Inah entraram na Justiça para tentar impedir a obra, quem vive em Paraisópolis comemora a perspectiva de mais transporte. Entre urbanistas a opinião é unanime que os monotrilhos, por serem elevados, degradam o entorno das avenidas que vão receber este tipo de modal. Mas o Metrô está certo do projeto, justificando que os trens elevados são mais baratos e mais fáceis de construir, por terem estruturas pré-moldadas. É esperar para ver...
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Urbanistas e arquitetos têm que trabalhar para a melhor solução possível para as vias elevadas e não vetar a obra, que é necessária.
ResponderExcluirOs pontos de ônibus do Corredor da Rebouças são exemplo de trabalho bem feito; os do Corredor da Santo Amaro de 15 anos atrás são exemplo contrário.
Se as regiões por onde passam trilhos ubanos mudam, aos urbanistas e arquitetos cabe exatamente fazer com que mudem para melhor.