quarta-feira, 6 de julho de 2011

Google Maps agora mostra rotas no transporte público, como se fosse um GPS para carro

O Google lançou nesta semana a versão 5.7 do aplicativo Google Maps para o Android, que traz ótimas notícMobiias para os usuários do transportes públicos. A grande novidade, que diferencia da já existente, é que as rotas poderão ser acompanhadas com instruções em tempo real, assim como os aparelhos GPS nos carros.


Em seu blog oficial, o Google revela que o Google Maps Navigation conta com quase 20 bilhões de quilômetros de rotas de GPS e que agora possui uma nova versão, o "Transit Navigation". De acordo com a postagem, os usuários do sistema terão instruções detalhadas dos caminhos de ônibus, com indicações, por exemplo, de que ponto descerem ou quando é preciso fazer uma conexão com outro modal.


Para utilizar o serviço, basta traçar uma rota no ícone transporte público. O aplicativo funciona mesmo em background, enviando notificações para o usuário sobre os próximos passos, como por exemplo "Desça na próxima parada", e inclusive vibra quando este próximo passo está muito perto.






Segundo o portal Terra, existem duas ressalvas quanto ao app. É preciso lembrar que o serviço ainda é beta - assim como a navegação para automóveis. Isso quer dizer que existe a possibilidade de erros. Em outras palavras, é melhor não confiar cegamente na navegação. É melhor olhar bem onde está descendo do ônibus. Além disso, como o sistema é baseado em GPS, muito dificilmente o sinal funcionará dentro dos túneis do metrô, diz o portal


O aplicativo já está disponível para atualização no Android Market. Um vídeo de divulgação no YouTube (goo.gl/vKd2l) dá uma pequena amostra de como funciona o app.
Entre as cidades brasileiras com as rotas estão Porto Alegre (somente linhas de trem), São Paulo, Brasília (somente trem), Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife (somente trem)

Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário