O Metrô deve desapropriar uma área de 40,7 mil m² para as obras da construção do patio de manobras, que abrigará trens que rodarão no trecho da Linha 2-Verde, da Vila Prudente até Cidade Tiradentes. No total, a extensão em forma de metrô-leve, ou monotrilho, terá 24,5 quilômetros e 17 estações.
O Pátio Oratório será o primeiro do Metrô usado para o sistema monotrilho. A área terá a capacidade para estacionar 28 trens e uma alça de acesso ao Leste, com 5.650 metros de vias, após a estação Oratório.
Após o decreto de desapropriação, que pode ser por decisão judicial ou acordo amigável, a obra pode passar pelo local. No último sábado, 2, foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto que classifica a área como utilidade pública da Companhia do Metrô.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Faz tempo que imagino se a equiparação do desempenho da CPTM com o Metro exige aumento dos pátios de manobra existentes. Inclusive pelo importante aumento do número de trens que vem ocorrendo.
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