quinta-feira, 23 de junho de 2011

Testamos o primeiro trem modernizado do Metrô, K01

Neste feriado de Corpus Christi quem usou a linha 3 - vermelha pode ter encontrado no caminho 2 novas composições um tanto quanto diferentes. Os trens parecem novos, e de fato possuem as mesmas características de um zero km, mas são os dois primeiros trens reformados que entraram em operação à poucos dias. Embarquei por volta das 20h00 na composição K01, e pude ter algumas impressões desse trem: 


Primeiramente a aceleração da composição é algo que impressiona, assim como a velocidade, que não fez feio em todo percurso da Barra Funda à Corinthinas Itaquera. É notável também a ausência de bancos, que ficavam ao lado da porta, assim como nos novos trens. Mesmo com a insatisfação de alguns usuários, o Metrô decidiu retirá-los, primeiramente para transportar mais pessoas, já que no lugar do banco para um usuário é possível levar 3 em pé, e segundo para evitar ao máximo que certos fanfarrões permaneçam nas regiões das portas, dificultando o fechamento, e assim causando mais atrasos, principalmente em horário de pico. 






Os painéis seguem o padrão dos novos trens, com indicação das estações que já ficaram para trás, só que na frota K a estação seguinte aparece com luz piscante em cor diferente das demais. Letreiros nas extremidades e no centro do salão indicam os avisos sonoros, este que são mais audíveis que os da frota H. O ponto negativo do trem modernizado "K" são os ruídos do ar condicionado, um pouco barulhento para quem está no interior do veículos.






Recordando


A antiga composição 301 Cobrasma fabricada no ano de 1981, foi enviada para reforma em 2009 na cidade de Tres Rios, no estado do Rio de Janeiro. A empresa reponsável pela modernização, a T Trans, vai reformar mais 23 trens, somando com o K01 e K07, 25 composições. O translado teve início no pátio belém, onde locomotivas da MRS transportaram o trem até a cidade carioca, passando pelas linhas 11 e 12 da CPTM, e depois seguindo pela antiga ferrovia Central do Brasil, que corta o Vale do Paraíba, e a via Dutra. A composição demorou 22 horas, e percorreu 447 km. Em 2010 o trem retornou ao patio do Metrô, e após muito e muito testes, no dia 10 de Junho de 2011 foi entregue com direito a festa do Governador. Mas o trem só andou da Barra Funda até a estação Bresser Mooca e foi recolhida após apresentar falha.









Já estão em testes outras composições reformadas, como a da frota L reformada pela Alstom e também da frota J que foi modernizada pela Bombardier. Devemos ter novidade me breve. 


Imagens:Renato Lobo e Rafael Asquini | Translado do Trem: http://www.mafiactc.com/site/



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

4 comentários:

  1. poxa, não concordo com os avisos sonoros mais audíveis, pois os PA's automáticos estão baixos, confundem-se com o aviso de fechamento de porta (que por sinal é baixo também e possui apenas três apitos e muito rápido). Mas de resto ele está ótimo, adaptou-se bem à linha e esperamos essa correção sonora.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Estranho essa chamada eu nunca a vi na televisão?

    ResponderExcluir
  3. Eu achei pelo menos mais alto que o da frota K...no geral, esse trem me surpreendeu...

    Abraços Luis

    ResponderExcluir
  4. Importante notar a tão necessária evolução. Anteontem peguei trem novo na CPTM Marg.Pinheiros e gostei do silêncio, conforto, ergonomia. Passarelas sobre a Marginal são boas; falta melhorar arquitetura geral das plataformas, escadas de acesso e sinalização. Ficou a sensação que aceleração/frenagem conseguem ser mais rápidas.
    No geral, foi uma grata surpresa.

    ResponderExcluir