sexta-feira, 24 de junho de 2011

Resumo semanal: Top 5 dos transportes coletivos

Virou moda: Na terça feira, dia 21 de junho uma caminhonete caiu sobre a via férrea da linha 11 - coral entre as estações e Guaianazes e Antônio Gianetti. Um trem passava no local, mas não houve colisão com o veículo. Uma estrutura de sustentação de energia elétrica foi atingida, a circulação de trens ficou restrita a uma única via, e por isso, as plataformas ficaram lotadas dificultando a volta da população para a casa.




O Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que a tarifa de ônibus da capital é a mais baixa do País. Ele alegou o custo gasto por viagem, já que o passageiro pode andar em grandes distâncias, pagando apenas por uma passagem. Mas barato não significa que seja bom o eficaz, ou prefeito quer nos convencer que cidade prioriza o transporte coletivo?. Bem, muitos motoristas não respeitam nem as faixas exclusivas dos ônibus né... 


Os passageiros do Metrô começaram a receber nesta semana, torpedos pelo celular toda vez que alguma linha do sistema ficar paralisada ou com velocidade reduzida. A companhia quer possibilitar que os usuários recalculem sua rota usando outros meios de transporte, ou usem o sistema mais tarde, evitando tumultos. Mas para isso é preciso se cadastrar no site do Metrô.

Os trólebus da região Central de São Paulo tiveram problemas na circulação na quarta feira véspera de feriado, devido a pena na rede elétrica. A CET registrou às 16h25 do dia 22/06, 3 pontos de problemas nos cabos alimentadores dos trólebus, sendo 2 deles na região central. As linhas 2002, 2100, 2290/10, 2290/41, 3160, 3139/31, 408A, 4112 e 4113 foram afetadas.


A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, do Ministério dos Transportes, autorizou o reajuste de 5,017% das tarifas para ônibus interestaduais e internacionais, a partir de 01 de julho de 2011. Os reajustes ocorrem a cada 12 meses e neste caso são válidos para itinerários iguais ou superiores a 75 quilômetros de distância percorrida.


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário