sexta-feira, 17 de junho de 2011

Metrô pode chegar na Vila Maria e no centro de Guarulhos

O presidente do Metrô, Sergio Avelleda, em entrevista à rádio CBN contou à jornalista sobre estudos de uma nova linha de Metrô, que ligará a região do Campo Belo até a região do centro de Guarulhos. Trata-se da antiga linha "Dutra - Água Espraiada", projeto este que já existe à anos na secretaria de transportes metropolitanos, e agora parece que o Governador Geraldo Alckmin levantou de novo a discussão. 


A linha 19-Celeste, deve sair da Estação Água Espraiada integrando com a linha 5 lilás, passando por Moema, Ibirapuera, Itaim Bibi, subindo pela avenida Brigadeiro Luis António, cruzando com a linha 2-verde na Estação Brigadeiro, depois segue em direção ao centro interligando as linhas 1 e 3, logo após atinge os bairros do Pari e Vila Maria, este último que à anos reivindica uma ligação metroviária na região. Os novos estudos levam a linha além da Dutra, atingindo o centro de Guarulhos. Gostou né? Mas não se anime! Avelleda disse que antes de 2017 a linha não saí. Claro que para começar as obras, que nem se quer tem data para início, o Metrô depende de inúmeras aprovações, projetos, licenças, e o principal: recurso. Sem mencionar a burocracia que os órgãos ligados a área enfrentam para concretizar uma linha. Veja os exemplos das linhas 5 e 6.


Abaixo temos um esboço feito por internautas, do que seria a linha no passado antes da extensão até Guarulhos, e com uma antiga numeração de 18-Bronze. Recentemente o Governo já divulgou como linha 18, o Monotrilho que ligará a estação Tamanduateí até o bairro do Alvarenga em São Bernardo do Campo. Então a linha "Água Espraiada - Guarulhos" passou a ser 19-Celeste.







Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

6 comentários:

  1. É urgente a necessidade de atender Guarulhos com uma ligação metroviária para São Paulo. A segunda cidade mais populosa do estado não pode continuar à mercê de improvisos e de promessas não cumpridas.
    Mobilidade urbana deve ser um tema fundamental na agenda dos governantes.

    Airton Reis Júnior
    Guarulhos / SP

    ResponderExcluir
  2. essa notícia é uma vergonha. o governo do Estado já prometeu a ligação do metrô/trem com Guarulhos, com festa e pompa, e até hoje nenhum quilômetro saiu do papel. sorte dos governantes paulistas que os jornalistas ignoram o tema.
    Abrs

    ResponderExcluir
  3. Ligação por trilhos com Guarulhos certamente é fundamental, lembrando:
    1) Seria o fim da picada seguir ignorando o Aeroporto GRU;
    2) É possível que o antigo Metro 19, desde o Alto da Lapa passando pela Metro3Barra Funda e seguindo na direção da Vila Maria ao longo da Mar.Tietê e interceptando a Metro2Azul em Santana seja prioritário ao antigo Metro18Bronze por desafogar mais a famigerada Marginal.

    Seguir da VMaria a Guarulhos e aeroporto é ponto pacífico.

    ResponderExcluir
  4. Não é 'sorte' dos governantes que a imprensa ignore o tema. Eles são pagos para isso, desinformar.

    ResponderExcluir
  5. A linha 19 Celeste é excelente ideia, que precisa ser colocada em prática, com urgência.

    ResponderExcluir
  6. A linha de 19 celeste já deveria está em funcionamento,Sr:Governador faça isso sair do papel antes de 2017

    ResponderExcluir