sábado, 7 de maio de 2011

Metrô SP poderia ter mais linhas se o Governo Federal participasse

Nas últimas semanas a Rede Globo, atravéz da série "Respirar", apresenta uma série de reportagens que mostram o transporte público como solução para o meio-ambiente, de maneira satisfatória. Foi possível ver outras cidades como Bogotá, Florianópolis que adotaram os BRT's como solução para transporte público. Especialistas no assunto tecem suas opiniões de forma técnica, o que é muito favorável para que o público leigo comum entenda o quão é extenso e profundo o tema "Mobilidade urbana"


Foi descutido também a super lotação do Metrô de SP, que de fato carrega um número de passageiros acima dos limites recomendados por entidades internacionais no setor.


Fatos


- O Governo Estadual investe muito pouco no sistema Metro-Ferroviário. É bem verdade que nos últimos anos houve maiores investimentos na área, cerca de 20 Bilhões de reais nos últimos 5 anos, mas esse dinheiro ainda não resolve.


- Entretanto, é fato também que o Governo Federal nunca colocou nenhum Real na expansão do Metrô, e por outro lado vai gastar cerca de 60 Bilhões no TAV que beneficia uma quantidade absurdamente menor de pessoas, que uma linha de Metrô urbana.


Esta informação foi a resposta que o presidente do metrô, Sergio Avelleda, deu aos apresentadores no final da reportagem quanto ao investimento do Governo Estadual no setor em comparação com a cidade do México que iniciou sua rede no mesmo ano que SP, só que agora possuí 200km de linhas, entretanto o vídeo coma entrevista não foi para o site da emissora que na maioria das vezes replica tudo na página do G1.


O que não foi para a página da internet:







Reportagem no G1: http://g1.globo.com/sao-paulo/respirar/noticia/2011/05/expansao-da-linha-4-deve-aliviar-circulacao-na-estacao-se-do-metro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário