quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mais protesto na M'Boi Mirim. Passageiro continua sofrendo com serviço caro

Moradores da região da M Boi Mirin, e membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fizeram nesta manha de quinta feira (28) mais um protesto para melhorias do transporte público na região. A manifestação seguiu pela Estrada do M’Boi Mirim até a subprefeitura da região, na Avenida Guarapiranga. Os manifestantes chegaram a bloquear as vias. Por volta das 9h30, cerca de mil pessoas participavam da manifestação. Às 11h20, não havia mais reflexo no trânsito da região.


 Houve confronto entre a polícia e manifestantes. De acordo com Guilherme Boulos, membro do MTST, não houve manifestantes que tenham agredido os policiais militares que acompanhavam o protesto. O Sub-prefeito do M'Boi Mirin Edilberto Ferreira Mendes chegou a dizer em entrevista para a rádio CBN que o protesto éra de caracter político, na tentativa de descaracterizar o real problema dos moradores na região.


- A Velocidade média dos ônibus é de 15 km/h
- São quase 8 km de extensão
- 54 linhas trafegam na faixa
- 300 Mil pessoas passam pelo corredor por dia
- Alguns moradores demoram até 4 horas pra chegar no trabalho


A prefeitura diz que tem um projeto de monotrilho para região, e o Governo do estado apresentou como uma possível solução, estudos de prolongamento da linha 5 lilás do Capão Redondo até o jardim Ângela. Entretanto ambos não sabem dizer quando que os passageiros vão ter um transporte decente. Foi este ponto que revoltou alguns manifestantes que deram entrevista a TV.


A região sofre a tempos com a mobilidade, e pouca coisa foi feita, ou as soluções não foram pensadas a médio e longo prazo. Especialista do setor e até mesmo o antigo secretário de transporte metropolitano, José Luiz Portella já alertaram que a solução pra região é um transporte de anta capacidade.

3 comentários:

  1. Caro Renato Lobo,

    Boa noite!

    Há muito tempo acompanho os blogs do Ádamo Bazani, um dos maiores busólogos e conhecedores da área no Brasil, e por intermédio do blog Ponto de Ônibus, mantodo pelo Ádamo, cheguei ao seu blog, e adorei. E por ter gostado muito, com certeza passarei a ser visita constante aqui. Uma das reporagens que me chamou a atenção foi sobre o envio de composições do metrô de SP (na minha humilde opinião, um dos melhores do mundo, apesar dos apesares) para reforma. A cena da composição passando por pequenas cidades interioranas, com destino a Três Rios-RJ, sendo rebocado por linhas de trêm para transporte de carga, foi um evento único, que deve ser guardado para a posteridade! E a passagem das composições do metrô paulista pelas cidades deve ter chamado a atenção dos povos locais.

    Com relação ao problemas da Estrada do M´Boi Mirim, imagino o calvário diário enfrentado pela população desses bairros. Vi a reportagem no SPTV 1ª edição, e achei, muito infeliz e inoportuno o comentário do sub-prefeito do M´Boi Mirim, tentando tirar a responsabilidade do poder público, uma atitude que demonstra a incompetência das autoridades competentes. E como sabemos, este problema nao é de hoje, e o corredor do M´Boi Mirim em nada, ou quase nada, melhorou as condições locais. Espero que o povo continue se unindo pra exigir o que seu de direito.

    Assim como o Ádamo, continue nos brindando com excelentes postagens.

    Abraços!


    Atenciosamente,

    HIPÓLITO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  2. Prezado Hipólito,

    Agradeço muito o comentário e os elogios. Está nas nossas mãos, os entusiastas de transporte, a solução para a mobilidade urbana. Temos hoje a internet como ferramenta valiosa.

    Vamos juntos brigar com o poder público para que se tenha um transporte decente.

    Agradeço novamente

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. assustador o ponto que chegou este corredor da M´Boi, assuatadora a omissão da Prefeitura.

    Como paulistano, me dói particularmente ver esta bela e tradicional região da cidade às traças. Quando adolescente a Robert Kennedy era meu percurso predileto nas pedaladas paulistanas de Caloi 10.

    ResponderExcluir