sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prefeitura de SP estuda retirar Taxis das faixas exclusivas dos ônibus

O tema "transporte público" vem ganhado destaque na mídia impressa e televisiva, claro que por conta dos problemas neste setor que éra para ser solução da poluição e da mobilidade. Hoje em entrevista a Globo, no lugar do secretário Municipal de transportes, Marcelo Cardinale Branco, Ivan Whately, assessor técnico da Secretaria disse que a prefeitura estuda uma forma de restringir a entrada dos taxis nas faixas exclusivas para ônibus na capital.

Mas, no último dia 4 de Abril a secretaria municipal de transportes renovou a permissão para os taxis, conforme nota divulgada no portal da prefeitura:

"A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) renovou, até 30 de setembro de 2011, a autorização para circulação de táxis nos corredores de ônibus da capital desde que os veículos estejam transportando passageiros.
A Secretaria adota essa medida porque considera que o serviço de táxi, destinado ao transporte de passageiros, contribui para a redução de congestionamentos."

Para a prefeitura a permissão do taxi, que transporta 2 pessoas nestas vias é mais eficaz que investir nas melhorias das faixas exclusivas, construir corredores de ônibus de verdade, com via segregada, linhas segregadas, bilhetagem externa para facilitar o embarque, enfim, uma rede de transporte com interligação dos ônibus com o sistema metrô-ferroviário, sem falar na concepção de uma rede de ciclovias para o transporte, e não apenas para o lazer aos domingos. Com tais disparates constatamos a mesma mentalidade de anos, década atrás: A prioridade para o transporte indivídual. A "gambiarra" feita pela prefeitura, trata-se de uma liberação provisória dos taxis nos corredores que começou em agosto de 2005 e é renovada de tempos em tempos por decreto. 

6 comentários:

  1. A circulação de táxis nos corredores de ônibus é um erro que nunca deveria ter sido cometido. Além de ficarem zigue-zageuandono trajeto, entrando e saindo do corredor quando bem entendem, é preciso ter o seguinte princípio para ser levado em consideração: corredor é para transporte de massa, de média e de alta capacidade.
    O grande problema é que se frerm princípios básicos técnicos de transportes em nome do partidarismo político.
    Vale ressaltar que representantes legislativos que já representaram sindicatos de taxistas quepressionaram para a idéia não coerente com o princípio de transporte de massa de permitir o uso dos corredores pelos táxis.
    Adamo Bazani

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, as pessoas expremidas nos ônibus, passando mal, se machucando ficam paradas no corredor, por causa desses malditos taxis que só atrapalham o transito. Só ver no corredor da Rebouças. Os taxis invadem o corredor, ai quando chega numa parada com semaforo, o onibus não tem como embarcar nem desembarcar os passageiros.

    ResponderExcluir
  3. Estudos? Nem deviam ter deixado acontecer um negócio desses, taxi usar a faixa exclusiva. Daqui a pouco até caminhão tá usando, pô! Tem que tirar, pelo menos, nos picos.

    ResponderExcluir
  4. Lobby das cooperativas e associações. Vários vereadores são muito ligados a eles. O pior é que isso começou na gestão da Marta, e entra prefeito e sai prefeito e a liberação provisória continua.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso.....CELSO GARCIA sem o seu corredor....

    Se o Kassab depender da Zona Leste para ganhar da zona leste não ganha nem para faxineiro de condomío.....

    ResponderExcluir
  6. Esses idiotas q colocam comentarios bossais e sem fundamentos, ñ tem nenhum conhecimento sobre o assunto, certamente nunca utilizaram o serviço de taxi em SP, e com certeza utilizaram a faixa exclusiva com seus carros e tomaram multa...
    querem se livrar do congestionamento, então peguem
    taxi...seus bossais...

    ResponderExcluir