terça-feira, 22 de março de 2011

Trem reformado do Metrô deve começar a rodar em Abril

Com ar-condicionado e vários aprimoramentos tecnológicos, o primeiro trem modernizado do Metrô de São Paulo está em fase final de testes dinâmicos e deverá operar na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) nos próximos 60 dias. Quando foi enviada para reforma, em janeiro de 2010, a composição já havia percorrido 3.017.492 km, o equivalente a 237 voltas ao redor do mundo.






A composição, de seis carros, é a primeira de um lote de 98 unidades, 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha, que passarão por atualização tecnológica. Um segundo trem modernizado da frota da Linha 3 também deverá iniciar a operação comercial nas próximas semanas.


A modernização em curso visa obter padrão de desempenho, conforto e acessibilidade equivalente às unidades novas de trens recentemente entregues. O trem modernizado ganhou ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, como sob chuva.


A reforma também trouxe mais eficiência ao sistema de tração (motores e componentes eletrônicos). A cabine do operador foi ampliada e recebeu novo banco ergométrico e equipamentos que permitem maior interação com o funcionamento do trem, possibilitando identificar falhas sem deixar o console de comando.
As normas de acessibilidade foram seguidas à risca, com espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille, dispositivos de emergência para comunicação com o operador e uma série de pega-mãos fluorescentes para pessoas com deficiência visual. Outras modificações importantes são a instalação de pega-mão central no teto do salão de passageiros e ventilação na região das portas.


História


A composição T301, que acaba de passar por reforma, foi a primeira a ser fabricada pela então Cobrasma. Em outubro de 1984, o trem pioneiro da frota da Linha 3-Vermelha entrou em operação comercial no trecho entre Tatuapé e Santa Cecília.
 
Fonte: Metrô | Foto: Samuel Tuzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário