sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Linha 6-Laranja deve ligar Brasilândia ao Anália Franco

Foi anunciada pelo Governo do Estado de SP a ampliação da Linha 6- Laranja que inicialmente ligaria Brasilândia até a estação São Joaquim da linha 1-Azul. O Projeto dessa linha foi apresentado na gestão José Serra como uma das prioridades, agora o atual governador Geraldo Alckmin retomou a discussão, desta vez com a ampliação até o bairro do Tatuapé nas proximidades do Shopping Anália Franco.


Traçado da Linha



A Linha 6-Laranja foi projetada inicialmente para ter 16 quilômetros e 14 estações. Ela começa no bairro da Brasilândia na Zona Norte juntamente com o pátio de manutenção, passa pela Freguesia do Ó, cruza o Rio Tietê e as linhas 7 e 8 da CPTM na estação Agua Branca. Passa por Perdizes, Pacaembu e cruza a linha 4-Amarela na futura estação Higienópolis Mackenzie e chega a estação São Joaquim da antiga linha Norte -Sul.
Mapa da Linha da Brasilância até São Joaquim

Na extensão deverá passar por bairros como Cambuci, Ipiranga na Estação Alberto Lion do expresso Tiradentes e Mooca onde deve cruzar a linha 10 da CPTM, ou na estação Mooca, ou em uma nova parada próximo ao viaduto Henrri Ford. Depois deve seguir pela região da zona leste de São Paulo até cruzar com a futura Linha 15-Branca (Vila Prudente-Tiquatira), na altura da Estação Anália Franco. No futuro a Linha 6-Laranja deve atingir as proximidades do Shopping Aricanduva.
Todo o traçado da linha deve ser subterrâneo. Esse ramal deverá ter as estações construídas em maior profundidade na cidade de São Paulo. Ficarão em média a 60 metros abaixo do nível do solo. Inicialmente cerca de 600 Mil pessoas devem ser beneficiadas pela nova linha.

Um comentário:

  1. Ampliação oportuna, certamente será útil. Não consigo entender porque não se considera rota "espelho" e esta, em relação às linhas tronco 2 e 3: Lapa/BarraFunda/Limão/BrásLeme/Marte/Sambódromo/Tietê/CenterNorte/VilaGuilherme/VilaMaria. Só se o "metrô a Guarulhos" atender esta rota, que aliviaria a 3 vermelha e a Marginal do Tietê.

    ResponderExcluir