segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Testamos a Ciclovia Radial Leste

Inaugurada em 27 de setembro de 2008, a ciclovia Radial Leste conta com 12,2 quilômetros de extensão e traçado paralelo à Linha 3 – Vermelha do Metrô, na Avenida Radial Leste. Neste final de semana fomos testar a via exclusiva para ciclistas.


É uma boa opção para quem quer percorrer uma distância razoável sem o perigo do contato com os carros, ou até mesmo quem deseja ir ou voltar do trabalho, já que a faixa não possui cruzamentos.


A primeira grande dificuldade é para acessar a ciclovia. Ela começa na estação Tatuapé, e conta com apenas um acesso, para quem vem do sistema Metro-ferroviário, sendo uma rampa de acesso da estação até a ciclovia. Outro problema presente é falta de segurança. Em trechos como sob o Viaduto Conselheiro Carrão e ao lado da estação Penha é inevitável o contato com usuários de drogas, ainda que no final de semana a ciclovia seja frequentadas por crianças em companhia de seus pais. É inexistente algum serviço de socorro. Neste dia um ciclista perdeu o equilíbrio e caiu da bicicleta entre a estação Penha e Vila Matilde, e foi socorrido por outros pedalantes.


Apesar das dificuldades, ao percorrer o trecho sempre nos perguntamos o porque que nossa cidade não dispõe de mais ciclovias: O custo da implantação da ciclovia é baixo e sua instalação é simples. Outras poderiam ser instaladas nos canteiros das avenidas Rebouças e 9 de Julho e marginais Tietê e Pinheiros. Uma opção é projetar vias elevadas exclusivas para as bicicletas, como as adotadas em Toronto (Canadá). 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

2 comentários:

  1. faço o trajeto do metro carrão até a praça da republica todo dia na ciclovia caminho verde e seria ótimo se houvesse uma continuação até a região central , existem muitos ciclistas que fazem este percurso. quando terá ... não sei ...

    ResponderExcluir
  2. Hoje a Bicicleta é um dos melhores meios de transportes na cidade de São Paulo, se não tiver a possibilidade de se construir a ciclovia, pelo menos deveriam de se construir mais ciclofaixas, ´quem puder visitar São José dos campos, visite, pois além das ciclovias há as ciclofaixas maravilhosas.

    Brilhante reportagem do parceiro RENATO LOBO. Abraçosss

    ResponderExcluir