domingo, 4 de setembro de 2011

Governo promete início das obras da Linha 15 - Branca para 2013

Uma nova ligação metroviária começa a tomar forma. A chamada "Linha 15 - Branca" que ligará a estação Vila Prudente com a rodovia Presidente Dutra, nada mais será que a Linha 2 - Verde, ligando a Vila Madalena com o Parque Novo Mundo (zona norte), no entorno do Hospital Nipo-Brasileiro e do entroncamento da Dutra e Fernão Dias. 


De acordo com o diretor de planejamento e expansão dos Transportes Metropolitanos, Mauro Biazotti, em entrevista a Folha, as obras do trecho devem já estar em pleno vapor em 2013. No fim de 2012 já estão previstas desapropriações. Estima-se que o trecho demore quatro anos para ser concluído, totalizando 12,3 km e 12 estações. O passageiro deve percorrer a distância entre a Dutra, perto de Guarulhos, e a avenida Paulista (estação Brigadeiro), na região central, em apenas 39 minutos. 


Até o ano passado, a Linha 15 - Branca era prevista para atingir apenas a região da Tiquatira, mas o Metrô decidiu por avançar o ramal, atravessando o rio Tietê com mais duas novas estações (Paulo Freire e Dutra) para atender aos que vivem "do outro lado do rio", reduzindo as viagens de automóveis e ônibus na travessia da ponte e facilitando conexões com Guarulhos. Outro fator para justificar o alongamento, é atingir justamente os carros que vêm dos municípios vizinhos de São Paulo. Estima-se a construção ao lado da estação Dutra um "senhor estacionamento", nas palavras do gerente de planejamento do Metrô, Alberto Epifani, em entrevista ao jornal. Então, os motoristas vindos da rodovia podem evitar a malha urbana e a marginal e entrar na rede do metrô na beira da estrada.


Integração com outras linhas


Do início da construção na Vila Prudente, logo já na terceira estação Anália Franco, é previsto futuramente uma integração com a Linha 6 - Laranja (Esta que quando for concluída, ligará a Rodovia dos Bandeirantes, à Cidade Líder). Depois de percorrer os bairros de Vila Formosa e Aricanduva, o ramal se encontra com a Linha 3 - Vermelha na estação Penha, o que vai possibilitar um desafogamento do eixo mais carregado do Mundo, que liga Itaquera a Barra Funda, uma vez que o passageiro vindo da Zona Leste, poderá usar a nova extensão sem que precise ir até a Sé. Logo após cruzar o bairro da Penha, o novo trecho chega até Tiquatira onde é previsto conexão com a linha 12 - Safira da CPTM. No ponto final, futuramente o ramal fará integração com a linha 19 - Celeste, que ligará Guarulhos até a Água Espraiada, zona Sul de São Paulo. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

7 comentários:

  1. Se é a Metro 3 ou o novo ramal prometido da CPTM desde a Esmeralda 9 que deve ir à Lapa parece menos importante e eficiente que levar a Metro 2 até a Lapa desde Vila Madalena. Fechando anel e integrações críticas.

    É o segundo projeto de estação de Metro com mega-estacionamento, para atender quem chega pelas estradas (1o. é no Rodoanel próximo á Bandeirantes). Seria importantíssimo fazer algo assim também com a Metro 4, levando-a desde Vila Sônia ao Rodoanel, entre Raposo Tavares e Régis Bittencourt

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  2. Seria muito mais prático se essa 15-branca fosse na verdade uma extensão/continuação da linha 2-Verde, pois evitaria transtornos na estação Vila Prudente, que não foi projetada para ser uma grande estação e receber um número muito alto de usuários. Quem pegar a 15-Branca vai, necessariamente, descer na Vila Prudente e pegar a 2-Verde, e isso não seria um problema, mas e o monotrilho? A quantidade de pessoas que saem da Cidade Tiradentes e dos bairros no entorno das futuras estações não é pouca. Seria mais fácil a 15-Branca ser na verdade o monotrilho (já que a integração entre linhas será paga), e evitaria que a estação VP fique igual a Sé (que é o que vai acabar acontecendo...)

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  3. Eduardo,

    A linha 15 será na verdade a extensão da linha 2 - verde. O passageiro não precisará descer da composição

    abraços

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  4. Renato,
    Parece que procede a qustão do Eduardo. Vejo num mapa que o Monotrilh Leste vai "para a direita" e a Metro 15 Branca sequência da 2 Verde "para a esquerda", sentido Dutra/Guarulhos.

    Vila Prudente não é a Sé, mas deverá ter fluxo bem grande sim.

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  5. Não...nos mapas estão descritos como linha 15 - branca, mas futuramente será a própria linha 2 que vai percorrer o trecho entre Dutra e Vila Madalena.

    Esse nome de "linha 15 - Branca" é apenas para o processo de projetos e obras. O próprio Metrô já confirmou, inclusive em entrevistas que não será necessária a troca de trens.

    Na estação Vila Prudente passará a linha 2 - verde, o Monotrilho que vai até Cidade Tiradentes, e uma terceira linha de Metrô, que vai para a zona norte, mas que está prevista para operar em 2030.

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  6. Se a extensão da linha 2 será por monotrilho, como os passageiros não terão de descer da composição? Afinal, esta linha é de metrô pesado, não monotrilho.Se a extensão da linha 2 será por monotrilho, como os passageiros não terão de descer da composição? Afinal, esta linha é de metrô pesado, não monotrilho.

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  7. Em geral os projetos do metrô de SP são bons.Só não gosto do monotrilho vila prudente-cidade tiradentes. Creio que já vá nascer saturado.
    Teriam que fazer uma outra linha de metrô,que poderia ser elevado,mas com uma capacidade maior que o monotrilho.Na zona norte, entre santana e armênia é assim.Chegando a vila prudente ,poderia levar a linha até a região do paraíso e paulista,mas por um caminho diferente da atual linha 2 para não haver sobreposição.
    No mais ,precisariam antecipar um projeto, que surgiu recentemente,mas que está previsto só para 2030, que é a linha cachoerinha -vila prudente.

    Quanto à linha 15-branca, o metrô cogita fazer ela como continuação da linha 2,sem baldeação na vila prudente.Acho que seria melhor.
    São Paulo precisa de muito mais metrô.O problema é conseguir recursos de maneira a não haver descontinuidade ou trocar o metrô por projetos do tipo monotrilho, que são mais baratos,mas não resolvem.Sò vejo uma alternativa:vincular parte dos recursos do IPVA à expansão do metrô,mas só metrõ e não a modos alternativos como o monotrilho,vlt ou Brts,além de criar o pedágio urbano e fazer a mesma coisa.

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