terça-feira, 30 de agosto de 2011

Velocidade média de ônibus em corredor na Zona Norte não passa dos 12 km/h


A Zona Norte lidera em um ranking que nenhum passageiro gostaria de estar presente. A faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Inajar de Souza e Rio Branco lideram como corredor mais lento na parte da manhã, com média de 11,5 km/h nos momentos mais críticos. No pico da tarde, a faixa exclusiva Pirituba, Lapa, Centro é campeã na lentidão dos corredores de ônibus, com uma média de velocidade de apenas 12km/h, no sentido bairro.


Mas em todo o resto da cidade não é muito diferente. Todos os veículos que trafegam pelas faixas exclusivas desempenham uma média de 15 a 20 km/h em velocidade. Já imaginou os ônibus que andam pelas faixas comuns?


A SPtrans sempre diz que está implantando ações para aumentar a velocidade dos ônibus, no entanto, não se vê uma redistribuição de linhas, para o uso mais lógicos destas faixas que são muito importantes para o transporte de média capacidade. Corredores segregados são quase inexistentes, ou seja, as faixas exclusivas são passiveis de motoristas "espertinhos" que invadem o corredor. Sem contar os taxis....


Enquanto na terceira maior cidade do mundo, o transporte por ônibus for pensado desta maneira, a prefeitura vai sempre correr atras do rabo.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. A parte mais irritante é que o corredor da Inajar nunca funcionou no sentido bairro. Está lá, pronto, mas nunca funcionou.

    ResponderExcluir