quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Metrô começa a implantar novo sistema de recarga de bilhete, para redução das monstruosas filas


Cansado das grande filas e lentidão da recarga do bilhete único? A partir das 5h30 do próximo dia 23 (terça-feira), o metrô quer ampliar a oferta de postos de recarga. Ao todo, nas 62 estações do sistema metroviário, haverá aumento de pontos de 70 para 80, das máquinas de atendimento automático (de 23 para 182) e dos equipamentos de recarga automática de vale transporte (VT) e consulta de saldos (de 254 para 353), segundo a companhia.


O Metrô diz que com a mudança, o número de empresas responsáveis por esses serviços passa de um para quatro. Isso permitirá a ampliação dos canais de acesso para carga e recarga dos bilhetes, garantindo a melhoria da qualidade do serviço e, consequentemente, a redução de filas.


Já no início da transição, a partir de terça-feira (23), 25 estações terão novas cabines de atendimento assistido, que realizam carga e recarga do BU. São elas: Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Brigadeiro, Paraíso, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República e Pedro II.


A empresa estima que para meados de setembro a instalação de novas cabines assistidas em mais 15 estações: Anhangabaú, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé, Carrão, Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Chácara Klabin, Butantã, Faria Lima, Pinheiros e Paulista. As demais estações têm instalação prevista a partir da segunda quinzena de setembro.


Mais atenção. Como nada é perfeito,  a empresa alerta que no início da transição, algumas estações do Metrô contarão apenas com máquinas de atendimento automático, onde é possível fazer somente a recarga do Bilhete Único. Essa recarga pode ser feita com cédulas ou cartão de débito. Haverá monitores para orientar os usuários na utilização desses equipamentos.


Nesse período, os usuários do sistema também terão a facilidade de recarregar seus cartões em endereços próximos às estações (esses locais serão informados em cartazes nas estações).


Esperamos que este novo sistema não saia tanto do ar, como o antigo.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

2 comentários:

  1. Seria perfeito se as máquinas funcionassem como deveriam. Dificilmente se consegue carregar o Bilhete Único nelas. O pior é que ficam mais indisponíveis do que disponíveis. É um investimento em vão quando não se tem monitoramento e assistência técnica constante das mesmas.

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  2. Pois é, seria uma medida mais interessante ter mais atendentes em cada cabine (quando muito, tem dois, e um deles está sempre fazendo outras coisas, impressionante...) e que cuidassem da manutenção das máquinas que já existem. Isso tudo é só mais conversa pra inglês ver...

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