sábado, 20 de agosto de 2011

Levy Fidelix, o do "aerotrem" comemora novas linhas de Monotrilhos


Quem não se lembra de Levy Fidelix? Se você não têm a menor ideia de quem seja este sujeito, na certa deve se lembrar da campanha eleitoral que o Presidente Nacional do PRTB fez à favor do aerotrem visando ocupar o cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Mas, mesmo com as derrotas nas disputas eleitorais, Levy Fidelix, enfim tem o que comemorar. Já está em construção a primeira linha de monotrilho, que nada mais é que o aerotrem tão defendido por Levy. Segundo a Revista Veja, parece que, finalmente, o Governo do Estado enxergou as vantagens que o sistema tem em relação ao metrô, chamado por Fidelix de “buraco de tatu”.


Para o presidente do partido, o monotrem é a solução mais viável neste momento, o equipamento tem um custo de 180 milhões de reais por quilômetro construído contra os 320 milhões do metrô, ou seja, metade do valor. Fora a vantagem financeira, outro ponto de destaque é a rapidez na construção, nos próximos 2 anos, devem ser entregues os 20,9km do monotrem, parte destes km's que corresponde a linha 2 - Verde que no futuro vai ligar a Vila Prudente até Cidade Tiradentes, e parte na linha 17 - Ouro que vai ligar o Morumbi, o aeroporto de Congonhas a estação Jabaquara.



“O Brasil, assim como São Paulo, precisa de desenvolvimento, não se pode deixar parar pelo trânsito travado, hoje são mais de sete milhões de veículos na Capital, que fazem o paulistano sofrer, diariamente, com horas perdidas nas centenas de quilômetros de engarrafamentos, há alguns anos que venho alertando a população e os governos que a solução para esse caos é o monotrem”, Finaliza Levy Fidelix.


Fidelix até têm razão quando se refere que a solução para o trânsito é investir no transporte público. Mas erra feio quando compara o Monotrilho ao Metrô Convencional. Enquanto se estima que os Monotrilhos que estão sendo construídos carregam no máximo 40 mil pessoas por hora/sentido, os Metrôs podem carregar mais de 60 mil usuários por hora/sentido. O próprio Metrô justifica a escolha do modal nestes trechos justamente pela demanda menor que em algum trecho que precisasse dos trens subterrâneos. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

2 comentários:

  1. Monotrilhos aceleram/desaceleram menos, atingem velocidades menores e permitem carregar menos gente que Metro enterrado. Mas só perdem pra ele em capacidade operacional e podem ter o mesmo nível de gerenciamento remoto (CBTC tipo Metro 4 Amarela, entre outros).

    O que ninguém fala é que este sistema sobre pneus especiais é bastante adequado para topografias difíceis, com grandes desníveis (rampas) e que exigem curvas mais fechadas. Exatamente o caso do Morumbi, por exemplo.

    É acertada a opção do governo de SP de utilizá-los para ligação entre as linhas-tronco de Metro pesado.

    E nunca é demais lembrar que nada impede monotrilhos de trafegar em nível e em túneis, quando necessário/oportuno.

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  2. O monotrilho é a solução para o transporte no momento é menos burocratico e exige menos desapropriações, ja o metro mostra-se totalmente o contrario. e as obras de monotrilho prometem ficar pronas até 2014, ano da COPA. Muitos de nossos politicos palhaços como Levy, Eneas, Tiririca tem visão de futuro.

    Me sigam no twitter @falvesfelipeO monotrilho é a solução para o transporte no momento é menos burocratico e exige menos desapropriações, ja o metro mostra-se totalmente o contrario. e as obras de monotrilho prometem ficar pronas até 2014, ano da COPA. Muitos de nossos politicos palhaços como Levy, Eneas, Tiririca tem visão de futuro.

    Me sigam no twitter @falvesfelipe

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