segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Governo de SP vai relançar licitação do VLT de Santos

O governo do Estado de São Paulo deve lançar nos dias uma nova licitação para a construção do VLT da Baixada Santista, que ligará os bairros do Valongo e Samaritá. O projeto deve custar aproximadamente R$ 800 milhões.


Segundo publicação da Revista ferroviária, no início de fevereiro a licitação do projeto – com 11 quilômetros de extensão interligando o Porto de Santos (Estuário) a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente – não teve nenhum interessado e foi declarada deserta. Agora, com a inclusão de mais 4 quilômetros de extensão até o bairro do Valongo, onde a Petrobras está construindo sua sede administrativa, o governo pretende atrair as empresas para a disputa. A ideia é que a operação seja feita por uma parceria público-privada (PPP), mas se não houver interessados, a CPTM está disposta a operar o sistema.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. Este VLT é a obra certa, no local certo, no momento certo. Empurrada com a barriga há muito anos, tem potencial para revolucionar a mobilidade em Santos/São Vicente para trabalho e turismo e desafogar a entupida avenida de uma das orlas mais bonitas do Brasil.

    O Projeto poderia ter algumas passagens subterrâneas em cruzamentos como Ana Costa e Conselheiro Nébias, ainda que não encaixasse nos R$800milhões.

    E que Alckmin possa cumprir a intenção declarada de integração com linha CPTM até Peruíbe.

    ResponderExcluir