segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Continua o teste de trólebus entre Diadema e Jabaquara


Quem passa no trecho entre Piraporinha e Jabaquara, do corredor Metropolitano de ônibus, já pode cruzar com trólebus que estão em treinamento dos motoristas. Hoje foi flagrado no Terminal Diadema, o veículo 7201 da empresa Metra. Segundo informações do nosso colaborador Wagner, o veículo esteve hoje no terminal por volta do meia dia . No próximo mês os trólebus vão rodar até o Jabaquara.


De acordo com a EMTU, a previsão para colocação da rede de trólebus também no trecho entre Diadema e o Brooklin, é para 2012, no entanto o próprio secretário de transportes, Jurandir Fernandes já sinalizou que não está nos planos da administração a colocação dos cabos. 


Os ônibus elétricos são ideais para vias segregadas, já que possuem aceleração constante, não utilizam marchas, e não poluem o meio ambiente. Quando trafegam em pavimento rígido (concreto) são minimizados as panes nos cabos e o escape das alavancas, muito conhecidas em São Paulo. O rendimento energético do trólebus é de 80% enquanto os veículos com motor a combustão fica em torno de 20%.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário