quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Até o final de 2012 todos os ônibus de SP terão painel para passageiro vigiar velocidade

Andar de ônibus em São Paulo as vezes não é tão seguro. A cidade registra uma média de quatro acidentes envolvendo coletivos a cada dia. A SPtrans visando reduzir este número, começou a instalar indicadores de velocidade, para que os próprios passageiros possam "controlar" a quantos quilômetros por hora está o ônibus, denunciando excessos dos motoristas. Mas e os que andam devagar? Até o final de 2012 todos os veículos devem ter o equipamento, segundo portaria publicada em janeiro pela Secretaria Municipal dos Transportes. As viações que desobedecerem a determinação estarão sujeitas a multa de R$ 180 por veículo.


Segundo reportagem do Estadão, só nesta semana, ao menos 11 pessoas se machucaram em dois acidentes envolvendo coletivos municipais. Na segunda-feira, um ônibus descontrolado invadiu a calçada e bateu em duas lojas no Pari, região central, deixando nove feridos. Ontem, a roda de outro ônibus se soltou, atingindo duas pessoas no Tatuapé, na zona leste.


Segundo dados da CET, no ano passado 20,5% dos veículos que causaram a morte de pedestres na capital eram ônibus. Segundo Rogério Belda, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em entrevista ao jornal, ônibus devem circular a no máximo 40 km/h. "Essa já é uma velocidade média alta, pois os ônibus têm de parar muito para pegar passageiros."


No entanto, a SPtrans precisa melhorar o sistema de atendimento da central 156. É comum a demora no atendimento. É inexistente uma amostragem de como foi a atuação por parte do poder público nas empresas que operam o sistema. A desculpa é sempre a mesma:  A empresa foi multada... 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

2 comentários:

  1. sinceramente estou vendo que o tiro sairá pela culatra, pois o passageiro vai encher as paciências dos motoristas, principalmente se tiver pessoas atrazadas para chegar no emprego. A iniciativa é boa, mas como tudo, tem 2 lados o bom e o mal. O bom é que pode se cobrar responsabilidade do motorista, e o mal é a questão dos passageiros cobrar velocidade. Caso de se pensar.

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  2. Só um adendo: não é a velocidade máxima de 40 km/h, é a média operacional, contando com o tempo de parada.

    E, sinceramente, não vi lá muita utilidade para esse velocímetro público. Na minha opinião, tanta coisa que poderia ser implementada nos ônibus para atender às necessidades dos passageiros (por exemplo, informe de parada por GPS, com tela mostrando o caminho percorrido - tipo os PAs do Metrô) e a SPTrans vem com um velocímetro? Pô, melhora o limitador de velocidade e esta não precisá ser fiscalizada pelos passageiros, bem mais seguro.

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