sexta-feira, 29 de julho de 2011

Resumo Semanal: Top 5 dos Transportes Públicos


O Sábado é marcado no noticiário de transportes pela assinatura do contrato da Linha 17 - Ouro, feita pelo governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda. A previsão é que a linha tenha aproximadamente 18 quilômetros de extensão e 18 estações, no entanto alguns moradores contestam a obra, por ser em via elevada em forma de monotrilho, temem pela degradação de imóveis da região. Alguns residentes do Morumbi pedem ao governo o Metrô subterrâneo.



Nesta quinta feira passageiros da linha 4 - amarela tiveram apuros, após queda de energia. Das 19h10 até as 20h30 a linha apresentava problemas na circulação. Após este horário a operação foi normalizada, e estendida até as 21h30, para ninguém perder a viagem.



A semana foi marcada pelo anúncio do Governo da construção do Trem de Guarulhos. A linha 13- Jade, que já havia sido prometida em gestões anteriores, deve atingir o aeroporto. Algumas reportagens sensacionalistas chegaram a publicar que a ligação do aeroporto com a capital seria no padrão CPTM. O fato é que a região precisa de transporte de alta capacidade, ainda que seja nos moldes das atuais linhas ferroviárias. Ou alguém topo encarar um ônibus lotado na Dutra?



No sábado o governo deu o ponta pé inicial (oficial) para a construção do prolongamento da linha 5 - lilás. Serão mais 12 quilômetros, 11 estações novas, e vão atender a 250 mil passageiros por dia, e vai passar a atender 650 mil passageiros por dia contanto toda a extensão, do capão Redondo a Chácara Klabin. Mas como Metrô em São Paulo significa muvuca, estudos já dizem que a longo prazo a linha 5 - lilás pode ser mais carregada que a linha 3 - vermelha.



Morre o jornalista Ariverson Feltrin, que escrevia para o Jornal do Commercio, revistas Anuário do Ônibus, TechiniBus, Transporte Mundial, entre outras. O Jornalista foi encontrado na terça-feira, dia 26 de julho, morto em casa.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário