sábado, 23 de julho de 2011

Resumo Semanal: Top 5 dos Transportes Públicos


O Governo do Estado quer um novo trem expresso, para ligar a estação Pinheiros da CPTM e do Metrô até Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Com 20,8 km, batizado de Expresso Oeste-Sul, ele deve fazer a rota em 20 minutos, em uma linha paralela à via férrea atual, com paradas em Osasco e Carapicuíba. O trajeto hoje leva 35 minutos, com baldeação entre duas linhas da CPTM (8-diamante e 9-esmeralda) e 11 estações no meio do caminho. A expectativa é de 154 mil passageiros/dia.



A Egypt Engenharia, pertencente a Cíntia Branco e Mário Tadeu Farhat, parentes do secretário municipal de transportes, Marcelo Branco, quase quadruplicou o valor de seus contratos com o governo entre 2006, ano em que Branco entrou na administração e 2010. O prefeito Kassab disse que conhecia os serviços prestados pela empresa e defendeu a continuidade dos contratos. "Eu conheço a empresa, ela presta serviços há vários anos, mas não tenho conhecimento da natureza dos contratos. Sei que é uma empresa que presta serviços."



O Governo estuda uma PPP para a linha 6 - Laranja. Segundo o presidente  do metrô, Sergio Avelleda, a estrutura seria a mesma da linha amarela, em que a operação, o investimento na frota e em sistemas de sinalização e controle é feita por um agente privado. “Estamos estudando essa modelagem para acelerar um pouco o processo de execução da obra”, afirmou.



O governador Geraldo Alckmin assinou o decreto que autoriza a desapropriação de imóveis para a reconstrução da estação Suzano da Linha 11-Coral da CPTM. A área totaliza 15,1 mil metros quadrados e foi orçada em cerca de R$ 15,7 milhões. Com o decreto assinado pelo governador, as áreas ficam declaradas de utilidade pública a fim de serem desapropriadas. O Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 37 milhões na reconstrução da estação Suzano. Com a entrega da estação no segundo semestre de 2012, o serviço Expresso Leste será estendido, solucionando as dificuldades de embarque existentes hoje em Guaianazes, cuja estação se tornou pequena diante do forte aumento da demanda na CPTM, nos horários de pico.



O descarrilamento de um trem de carga América Latina Logística (ALL) prejudicou o total funcionamento da Linha 9 - Esmeralda (Osasco - Grajaú), da CPTM, na manhã desta terça-feira, 19. O acidente aconteceu por volta das 2h30, e, às 7h30, a circulação estava interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Segundo ainda a CPTM, o intervalo de tempo entre os trens não foi alterado. Os passageiros tinham como única opção para a transferência entre a linha 9 e a Linha 8 - Diamante (Júlio Prestes - Itapevi) a estação Presidente Altino.


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário