sábado, 16 de julho de 2011

Resumo Semanal: Top 5 dos Transportes Públicos

Um acidente envolvendo um ônibus e duas motos na Avenida Cupecê, na altura do número 5.000, na zona sul de São Paulo, próximo a Diadema, matou três pessoas e deixou uma ferida na manhã de sexta-feira, 15. O acidente aconteceu por volta das 9h.O motorista do ônibus afirmou que o banco do veículo apresentou problemas pouco antes do acidente. Ao trocar a marcha, o banco teria deslizado para trás. Por causa do cinto, ele não conseguiu alcançar o volante e os pedais a tempo de impedir que o ônibus perdesse a direção.



Acidente na Linha 7-Rubi da CPTM, que liga a capital paulista a Jundiaí. O trem que seguia no sentido Luz bateu no outro que estava parado aguardando a sinalização para seguir viagem na estação Barra Funda. Segundo avaliação preliminar do Secretario de transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, colisão dos trens na Barra Funda não foi uma falha de sistema, mas "do terreno humano", disse. 42 pessoas ficaram feridas.



Depois que nenhuma empresa apresentou proposta para o leilão para a licitação do trem-bala, que estava marcado para o dia 29 de julho, o governo decidiu dividi-la em duas etapas. A primeira aconteceria ainda este ano e a segunda, no meio de 2012. Com o novo cronograma, agora fica tecnicamente impossível que o tav fique pronto até 2016, ano das olimpíadas. O governo dizia que o trem bala custaria R$ 33 bilhões, mas sabe-se que não deve sair por menos de R$ 60 bilhões.



O Metrô vai adquirir mais trens para o sistema, sendo ao todo nesta nova leva, 41 novas composições. 26 trens para a Linha 5-Lilás, e mais 15 para operar nas linhas 1, 2 e 3. Os 26 trens da linha 5 que vão se juntar aos atuais 8 trens da frota F, e serão produzidos pela fabricante CAF. No próximo dia 28, a companhia vai realizará audiência pública para discutir a aquisição de 15 novos trens para as linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). 



O tribunal de contas do município de São Paulo chegou á conclusão que a gestão do prefeito Gilberto Kassab não prestou serviço de qualidade para a população. Entre estes serviços mal prestados, está o transporte coletivo. Segundo o tribunal de contas, 70% das partidas não são cumpridas, dado otimista, já que quase sempre não é cumprido o horário. 


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário