sexta-feira, 8 de julho de 2011

Resumo Semanal: Top 5 dos Transportes Públicos

O primeiro lugar do nosso resumo semanal vem lá de Brasilia. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, deixou o cargo nesta quarta-feira (6) após denúncias sobre um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores da pasta. A crise se agravou nesta quarta após suspeitas de que o filho do ministro tenha enriquecido ilicitamente em razão do cargo do pai.

A Prefeitura de São Paulo decidiu, enfim, rever a autorização para que os táxis trafeguem pelas faixas exclusivas de ônibus, permissão esta concedida desde agosto de 2005. Se for revogada, a frota paulistana de mais de 32 mil táxis poderá ser impedida de trafegar nas pistas exclusivas, mesmo carregando passageiros. A decisão sai no próximo mês.



A prefeitura de São Paulo, após uma consulta publica, retomou o Edital para reforma e manutenção da rede de trólebus. As propostas deverão ser entregues até o dia 21 de Julho. A empresa que ganhar a licitação vai cuidar além da manutenção preventiva e corretiva, da reforma de grande parte da rede aérea.



Desde a última terça feira, roda na cidade de São Paulo em carácter de testes mais um ônibus híbrido, que é movido a diesel ou a eletricidade. O ônibus foi fabricado na Suécia, e trazido ao Brasil para passar por uma bateria de testes, com acompanhamentos da Ong Fundação Clinton, e de técnicos da SPTrans.



O Metrô deve desapropriar uma área de 40,7 mil m², na região da Vila Prudente, para as obras da construção do patio de manobras, que abrigará trens que rodarão no trecho da Linha 2-Verde, da Vila Prudente até Cidade Tiradentes. No total, a extensão em forma de metrô-leve, ou monotrilho, terá 24,5 quilômetros e 17 estações. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. Com todo respeito, mas que os táxis sejam proibidos. Eles ficam transitando entre as faixas exclusivas e de livre trânsito... Não respeitam de fato!!

    ResponderExcluir