terça-feira, 26 de julho de 2011

Metrô e CPTM alertam sobre procedimentos para possíveis assaltos nas linhas metro-ferroviárias

De acordo o chefe de segurança do Metrô, Rubem Menezes, em reportagem do jornal local SPTV, da TV Globo, o Metrô e a CPTM registram em média todos os dias nove casos de roubos ou furtos. Os itens mais procurados são celulares e até Bilhete Único nos horários de pico.


A Delpom, Delegacia de Polícia do Metropolitano de São Paulo, que fica na estação Palmeiras-Barra Funda, tem poder de polícia dentro do Metrô. Em 5 linhas, a segurança é realizada por 1.180 agentes, à
paisana ou não. As estações possuem 948 câmeras e os trens, 910 câmeras. Mas a previsão é que daqui a um ano as paradas tenham entre 1.700 a 1.800 câmeras.


Menezes disse também que qualquer pessoa que viu alguma ocorrência de roubo ou furto deve comunicar imediatamente a um empregado do Metrô. "Quando ela faz isso todo um sistema de segurança é ativado. O Centro de Controle de Segurança começa a movimentar os agentes para atuar nessa situação", afirmou.


Denúncias podem ser feitas via SMS pelo fone 7333 2252 ao Metrô e pelo fone 7150 4949 à CPTM. O usuário precisa descrever o fato, o local e a pessoa. Segundo a companhia, de janeiro para cá, foram recebidas 18 mil mensagens.


O chefe de segurança aconselhou à vítima ficar calma após a ocorrência e procurar qualquer empregado do metrô, que deve atuar imediatamente. "Para que não ocorra um mal maior a ela, deve entregar o objeto de
desejo ao ladrão", disse Rubem Menezes.


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário