sexta-feira, 1 de julho de 2011

Governo diz que vai levar trem de Guarulhos até Aeroporto de Cumbica

O tão prometido trem de Guarulhos pode sair do papel, pelo menos é o que diz o governo. Segundo o secretário Jurandir Fernandes, a Secretaria de Transportes Metropolitanos estuda uma ligação entre o futuro Trem de Guarulhos e Cumbica, caso o Tav (trem bala) não tenha estação no aeroporto. O Trem de Guarulhos já foi prometido na gestão passada do governador Geraldo Alckmin, depois pelo ex-governador José Serra com a denominação Linha 13-Jade, e agora fala-se de novo no ramal ferroviário, partindo da linha 12 - Sarifa, até Cumbica.


"Seriam cerca de três quilômetros a mais. Não um trem do aeroporto, mas para o aeroporto. Beneficiaria 20 mil pessoas que trabalham lá, além de passageiros sem muita bagagem", afirmou o secretário Jurandir Fernandes.


Outros projetos de novas linhas do Metrô já são discutidas para ligar Guarulhos á capital, como a linha 15 - Branca partindo da Vila Prudente, passando pelos bairros do Tatuapé, Vila Formosa, Aricanduva, Penha e finalmente atingindo as proximidades do Shopping Internacional de Guarulhos. Outra linha que atingiria Guarulhos, só que desta vez no centro da cidade, trata-se da linha denominada 19-Celeste, a antiga Vila Maria - Água Espraiada, que corta o bairro do Brooklin, corre pela Av. brigadeiro Luis António, centro de São Paulo, Pari, Vila Maria, Dutra, chegando a Guarulhos. 


No entanto, nenhuma destas linhas possuí recursos, muito menos data para início das construções. Esperamos só que o Governo não fique apenas em projetos e projetos. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

3 comentários:

  1. Por que TAV não teria estação no aeroporto? Não consigo ver nenhum motivo razoável.

    ResponderExcluir
  2. Ah, na abandonada linha Safira da CPTM, LOTADA, TRENS EM GRANDES INTERVALOS, que mal atende a demanda monstro p/ Guarulhos, zona leste e Poá?E por que os "jênios" do governo estadual ainda não fizeram?

    ResponderExcluir
  3. Já deviam ter feito este trem faz tempo! A situação pra quem desembarca em Cumbica é ridícula. Ou a pessoa depende do "busão" até o Tatuapé, ou do "roubo-táxi" monopolizado que lá funciona. Precisa priorizar a CPTM e o Metrô, de verdade, e deixar de lado bilhões em obras rodoviárias que não resolvem nada!

    ResponderExcluir