terça-feira, 19 de julho de 2011

Crescimento desordenado revela que nunca houve planejamento no setor de transportes

O crescimento desordenado da capital paulista revela que nunca houve planejamento. Segundo a Prefeitura de São Paulo, doze mil imóveis serão desapropriados na capital até o fim de 2012. O número equivale a todas as casas, comércios, prédios e indústrias da região do Brás, na Zona Leste de São Paulo. Os lugares terão que ser desocupados para diversas obras, inclusive novas linhas de metrô.


Em entrevista a rádio Jovem Pan, o especialista em transporte, Adriano Branco, disse que São Paulo sempre sofreu com a falta de planejamento. Para Adriano Banco, as desapropriações só são viáveis quando o objetivo é dar lugar a obras de transporte público. Segundo ainda Branco, só agora depois de tantos anos que temos uma rede metro-ferroviária, que lembra uma rede de transporte.


Ainda na reportagem da rádio, o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, Valter Caldana, avaliou que o problema revela um paradoxo na cidade. Caldana revelou que acredita que, apesar de difícil, a cidade precisa ser compactada, com as pessoas morando perto do trabalho. “A valorização de imóveis no centro, sob um determinado aspecto, é altamente positivo, por outro lado, dificulta determinadas parcelas da população virem a morar no centro”.  



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

2 comentários:

  1. Valter Caldana, Creso Peixoto, Jaime Lerner...
    Haja desperdício de cérebros para planejar - criar?! - uma rede de transportes na RMSP.
    O que leva nossos governantes a deixar de lado nossas grandes competências? Como engenheiro, me é duro conviver com isto.

    ResponderExcluir
  2. Não só em São Paulo, mais em brasília o caos no transito por causa do crescimento desorganizado ta muito alto todo dia é um engarrafamento em local diferente.
    estamos discutindo este mesmo assunto nesta rede da uma conferida lá
    www.redefap.com.br

    ResponderExcluir