quinta-feira, 9 de junho de 2011

Trólebus Articulado que éra Diesel, já em operação no corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara

O trólebus que foi recentemente convertido da empresa Metra de prefixo 8150, já opera com passageiros na linha 285 que liga o Terminal São Mateus até o Terminal Ferrazópolis, segundo informações do colaborador Wagner transmitidas ao portal Via Trolebus. Recentemente a empresa fez a conversão à partir de um ônibus articulado à diesel, afim de testar o desempenho, já que a operadora vai precisar de mais ônibus elétricos para operar o trecho recém eletrificado entre o Terminal Piraporinha e o Terminal Jabaquara.


Reveja matéria do trólebus convertido


Por falar em eletrificação, foi avistado o antigo trólebus cobrasma em testes no trecho de Diadema. O veículo remanescente foi preservado, e hoje é usado para testes. Em julho a Metra pretende iniciar a operação com trólebus em parte das linhas que atendem o trecho. 






Ainda este ano são previstos trólebus com marcha autônoma para testes no corredor São Mateus - Jabaquara, além da repotencialização de parte da malha elétrica do corredor. Tais ações são imprescindíveis para a operação eficaz dos veículos.


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. Segundo a Dona Beatriz, os trólebus rodarão em julho na linha 289 (Term Piraporinha - Term Jabaquara).
    É um alento ver ações como estas em uma modalidade que estava fadada a sua extinção. Além disso, vejo com muita satisfação a iniciativa em transformar um veículo diesel em trólebus. Poderia ser feito nos Caio Vitória mesmo estando com 20 anos de operação, mas se o chassi estiver preservado poderia rodar por mais 10 anos.
    Já vi duas vezes o Cobrasma em testes em Diadema. Em uma das vezes, a alavanca ao passar pela chave, próximo ao ponto, cada uma para dois troleys distintos. Certamente os testes serão feitos à exaustação para verificar problemas como estes antes da sua operação com passageiros.

    ResponderExcluir