quarta-feira, 22 de junho de 2011

Transportes terão esquema diferenciado na região Metropolitana neste feriado

Transporte Metropolitano terá esquema especial para atender quem deixar a Capital pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda, durante o feriado de Corpus Christi, e para aqueles que se deslocarem pela cidade durante os eventos “Marcha para Jesus” e “Parada LGBT”.


Metrô


No dia 22 (quarta-feira), véspera do feriado, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha aumentarão a oferta de viagens no período da noite, para atenderem às pessoas que se dirigirem aos terminais rodoviários das estações Palmeiras-Barra Funda, Jabaquara e Portuguesa-Tietê.


Dia 23 (quinta-feira), feriado de "Corpus Christi", devido ao evento "Marcha para Jesus", a oferta de trens será aumentada nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, em relação à frota que circula em um domingo típico.


Para facilitar a ida e o retorno dos fiéis, o Metrô solicita aos organizadores da Marcha para que combinem um local de encontro fora do sistema metroviário, facilitando assim o desembarque dos usuários dentro das estações.


Dia 24 de junho, ponte de feriado, a operação comercial será normal a mesma dos dias úteis, sem alteração no número de trens em circulação em todas as linhas. Já no dia 25, sábado, a programação de trens será igual à de um final de semana normal ou seja, 60% da frota de um dia útil estará em circulação.


Dia 26 (domingo), devido ao evento "15ª Parada do Orgulho LGBT", a oferta de trens será aumentada nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, em relação à frota que circula em um domingo típico. Além disso, o Metrô disponibilizará, em algumas de suas estações, um número maior de agentes de segurança e de funcionários nas bilheterias. A medida deverá ser implantada nas estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação e República, as mais próximas dos locais onde ocorrerão a concentração e dispersão dos participantes. A recomendação importante é utilizar preferencialmente as estações Consolação e Brigadeiro que, por suas dimensões, proporcionam mais conforto aos usuários nos momentos do embarque e desembarque.


Na volta do feriado, segunda-feira (27), para atender aos usuários que retornam à cidade, o Metrô antecipará o início da operação comercial das linhas 1, 2 e 3, aumentando o número de viagens oferecidas. As linhas 1 e 3 começarão operar às 4h00, a Linha 2 às 4h30, e a Linha 5 reiniciará no horário normal: às 4h40.


EMTU


No feriado de Corpus Christi, a frota de ônibus intermunicipal metropolitana, gerenciada pela EMTU/SP e que opera nos 39 municípios da Grande São Paulo, está programada para cumprir, em média, 50% das viagens programadas para os dias úteis, mesmo número de viagens do domingo [26]. 
Na sexta-feira, dia 24, e no sábado, 25, os ônibus metropolitanos estão programados para cumprir a média de 75% das viagens disponibilizadas em dias úteis.


SPtrans


Em função da realização da Marcha para Jesus - 2011, que será realizada no dia 23 de junho, quinta-feira, entre 06h e 22h, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 27 linhas que trafegam na região. A concentração para a Marcha será na Avenida Tiradentes, entre a Av. do Estado e o Túnel Tom Jobim, deslocando-se até a Praça Heróis da FEB, passando pela Avenida Santos Dumont e Praça Campo de Bagatelle. Confira a lista de linhas que vão sofrer alterações





Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário