terça-feira, 21 de junho de 2011

Prefeitura vai instalar indicação de rota preferencial para Bicicletas

O secretário municipal dos Transportes e presidente da CET, Marcelo Cardinale Branco, disse, em entrevista à Rádio CBN nesta segunda-feira (20), que no final do mês de julho vai ser implantado um sistema de indicação de rota preferencial para bicicletas. “Vamos fazer numa sequência de onde já tem a ciclofaixa, para fazer esse primeiro exercício. É uma rota cicloviária, onde as pessoas vão ter uma indicação de que naquela via anda bicicleta e carro, isso vale 24 horas por dia e não só no fim de semana”, disse. Ele afirmou que essa rota vai ter 15 km inicialmente.


Segundo ele, vai haver uma indicação para o ciclista onde é a rota mais segura e também para o motorista, para que tenha mais cuidado. Ele disse que a rota deve ser ampliada para outras regiões da cidade. “Vai mais ou menos do Parque dos Cordeiros na Vicente Rao, ligando a Severo Gomes, que é no Alto da Boa Vista, com o final da Berrini. Depois vamos fazer outras propostas em outros locais da cidade”, afirmou.


Ele disse que a bicicleta pode, sim, ser usada como meio de transporte. “Essa é uma preparação que se dará gradativamente. Na minha avaliação, o preparo para uma cidade inclui o compartilhamento como sendo a principal virtude para a utilização da bicicleta”, afirmou. De acordo com Cardinale, a cidade só estará preparada para receber os ciclistas quando houver respeito entre carros, motocicletas e pedestres.


Ele afirmou que um dos grandes méritos da ciclofaixa de lazer é incentivar esse compartilhamento. “Ela é uma faixa segregada, protegida, e permite que as pessoas enxerguem de forma diferente o ciclista. É uma questão de comportamento e cultura achar que o ciclista está atrapalhando o trânsito. É uma visão antiga e inadequada. Temos que mudar essa cultura”, disse.


O secretário disse que e ideia é fazer de 80 a 100 km de ciclofaixas, ciclovias e rotas compartilhadas ate o final do ano que vem. “Queremos também que as pessoas dêem sugestões. É um exercício da sociedade.”
“Mais importante do que atingir metas em quilômetros é atingir em pessoas utilizando e com segurança”, completou.


Com as informações de G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário