sábado, 4 de junho de 2011

Governo deve começar as obras da linha 18 do Metrô em 2013

Recentemente o governo do estado de São Paulo anunciou a construção da primeira linha de Metrô que atenderá a região do ABC paulista, agora denominada linha 18 - São Paulo - São Bernardo, que será operada por Monotrilho, também conhecido por Metrô-Leve. Serão 20 km ao longo de 18 estações, integrando as linhas 2-verde e 10-Turquesa da CPTM, e possivelmente um trem regional que ligará a capital até Santos, na estação Tamanduateí.


São esperados 328 mil por pessoas por dia, sendo 40 mil passageiros por hora/sentido. A obra é estimada em cerca de 4.073 milhões. O governo pretende iniciar as obras no segundo semestre de 2013, receber o primeiro trem da linha já no segundo semestre de 2014, e o 32º trem, último previsto, no primeiro semestre de 2016. O Metrô espera iniciar a operação da linha em Junho de 2016.


O Metro Leve sairá da Estrada do Alvarenga, em São Bernardo, e passará de maneira elevada pela Avenida Café Filho; Avenida Capitão Casa; viaduto sob a Via Anchieta; Terminal Ferrazópolis; Avenida Faria Lima; Paço Municipal de São Bernardo; Avenida Pereira Barreto; Avenida Aldino Pinotti; Avenida Lauro Gomes; Avenida Winston Churchill; Fundação Santo André; Faculdade Mauá (já em São Caetano); Avenida Guido Aliberti; e Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital paulista.



Fonte: FNE
.
.
.

5 comentários:

  1. Bem..... o projeto esta se desenrolando.....


    mas só acredito.........


    VEEEEENDOOOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  2. e o q q vai acontecer com o antigo projeto da linha 18 Bronze ? http://pqp.vc/53bo

    ResponderExcluir
  3. Será que vocês tem acesso a um mapa completo de como o metrô vai ficar em 2020, atualizado? Houveram tantas mudanças e os mapas disponíveis estão largamente desatualizados.

    ResponderExcluir
  4. Vini, estas publicações foram baseadas em arquivos da secretaria de transportes metropolitanos, através do site da federação dos Engenheiros. Pelo que se sabe desta linha (Dutra-Água Espraiada), está prevista assim que todas estas forem concluídas (Linha 6, 15 etc...) Claro que isto é mero axismo meu...

    ResponderExcluir
  5. Elói, estou preparando uma postagem especifica que vai abordar este assunto, que etrá alguns destes mapas...aguarde

    Obrigado

    ResponderExcluir