terça-feira, 7 de junho de 2011

Araraquara quer criar lei contra passageiro que escuta música alta em ônibus

Campanha: Doe um fone de ouvido para um funkeiro e faça um ônibus feliz


Uma campanha lançada no início de junho na cidade de Araraquara, interior de São Paulo pela Companhia Tróleibus de Araraquara (CTA), administradora do transporte coletivo da cidade que apesar do nome opera apenas ônibus à diesel, tenta coibir a música alta sem fone em ônibus. O passageiro que estiver incomodando os demais com o som será obrigado a desligar o aparelho. Se não respeitar a determinação, será convidado a se retirar do veículo. 






“O motorista não vai prosseguir viagem enquanto a pessoa não desembarcar ou desligar o aparelho”, disse Nelson Brito dos Santos, diretor técnico da CTA. A ideia surgiu após constantes reclamações dos usuários do transporte coletivo da cidade. “Algumas músicas têm palavras obscenas”, completou dos Santos. 


Adesivos no interior dos ônibus alertam os passageiros sobre as novas medidas e também buscam incentivá-los a usar os fones. Segundo dos Santos, cada passageiro terá o papel de fiscal, a exemplo de motoristas e cobradores. Claro que tudo seria resolvido se alguns usuário tivessem mais educação


Projeto de lei


Um projeto de lei em discussão na Câmara Municipal se propõe a tratar do incômodo do som em vias públicas. 


O texto, de autoria do vereador Elias Chediek, sugere “a proibição do uso de aparelhos de som, portáteis ou instalados em veículos automotores estacionados ou em movimento, nas vias e logradouros públicos, nos horários e nas condições que estabelece e dá outras providências”. O assunto ainda não foi votado. 




Com as informações de EPTV

Um comentário:

  1. Além de não se tocarem, incomodando a todos, temos que ouvir o gosto musical dessas pessoas, que não é de nenhum nível descente. É de cachorra a popuzuda, pra pior.

    ResponderExcluir