quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alckmin espera iniciar Linha 17 - Ouro do Metrô amanhã

Amanhã o Tribunal de Justiça decide sobre a liminar que impede o início da construção da Linha 17-Ouro do Metrô. De acordo com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assim que for derrubada a liminar o contrato será imediatamente assinado, porque a concorrência já foi feita. A Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah) entrou com  o pedido de liminar contra o projeto, alegando que ele não tem estudos de impacto ambiental e na vizinhança, nem seu traçado detalhado. Na verdade os moradores dos bairros têm medo de que as avenidas que vão receber o monotrilho se degradem já que o modal corre em via elevada. O Metrô recorreu, mas em março a Justiça manteve a proibição. A construção da Linha 17 está parada desde dezembro impedindo a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação.


A declaração de Alckmin foi dada hoje, durante a vistoria das obras de modernização da Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda da CPTM, para adequação à integração da linha 4 amarela. 


A linha 17-Ouro ligará a linha 1 - azul na estação Jabaquara, o Aeroporto de Congonhas à região do Morumbi, integrando também com as linhas 9 - esmeralda, 5 - lilas e 4 - amarela.


Queremos saber a sua opinião: "Você acha que os monotrilhos vão degradar o entorno das avenidas que vão ter este tipo de modal?" Vote no blog do lado direito, logo abaixo de "Ultimas notícias".



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

2 comentários:

  1. Boa tarde. penso que construções em elevado no meio de construções podem sim degradar urbanisticamente o entorno. Vi que esse projeto da linha 17 é pensado para média capacidade. Concluo perguntando: Não valeria mais a pena fazer essa linha subterrânea, como as outras? Porque em médio e longo prazo a demanda poderia aumentar. Essa situação já vimos acontecer na linha 2 Paulista.

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE. PENSO QUE ESSA OBRA VAI SER MARAVILHOSA E SUPER NECESSARIA PRA POPULAÇÃO DA ZONA SUL, POIS O TRÃNSITO AQUI É HORRIVEL E VAI DESAFOGAR MUITO E MELHORAR BASTANTE O DESLOCAMENTO DAS PESSOAS PRINCIPALMENTE COM A INTREGAÇÃO COM A LINHA 5 LILÁS E A 9 ESMERALDA DA CPTM. ESSA CONVERSA QUE VAI FICAR FEIO OU QUE VAI DESVALORIZAR A REGIÃO É UMA BESTEIRA POIS PRECISAMOS DE MAIS METRÔ EM TODA A REGIÃO E SÓ OS RICOS QUE ANDÃO DE CARRO E QUE MORAM NESSA REGIÃO É QUE NÃO QUEREM ESSA LINHA, POIS COM CERTEZA VAI DESOPROPRIAR AS MANSÕES DELES.

    ResponderExcluir