sábado, 28 de maio de 2011

"Pouco ou quase nada investiram na linha metroviária" diz Kassab

São Paulo será a sede na próxima semana da C40, uma reunião de cúpula com prefeitos e representantes de várias cidades do mundo para debater projetos e soluções ligados ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Ao apresentar o evento hoje à imprensa e questionado sobre qual o maior problema ambiental da cidade, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apontou a falta de mais linhas de metrô.


"São Paulo paga pelo descaso das últimas décadas dos nossos administradores, que pouco ou quase nada investiram na linha metroviária", disse Kassab, ressalvando que o governo estadual tem feito investimentos, mas cobrou aportes da União. "Faltam investimentos do governo federal, que não investe a fundo perdido, apenas financia. Portanto, São Paulo paga. Faltam investimentos a fundo perdido." Só que Kassab se esqueceu de que Metrô não é a única solução para a mobilidade. Corredores de ônibus e linhas estruturadas são vitais para o problema do trânsito, entretanto o prefeito investiu muito menos do que prometeu. 


Sem uma rede de metrô mais ampla, fica difícil convencer a população a deixar o carro em casa e contribuir para reduzir a poluição na cidade, já que mais veículos nas ruas representam mais emissões de gases causadores do efeito estufa. Kassab negou a intenção de restringir a circulação de carros por meio do pedágio urbano, assim como acontece em Londres, uma das cidades convidadas para a C40. "Londres usa o pedágio urbano porque as pessoas têm o metrô como opção (de transporte). Aqui, não tem essa alternativa e as pessoas já são penalizadas pelo rodízio (de veículos) e por uma carga tributária elevada," justificou o prefeito.


Fonte: Estadão e revisado por Via Trolebus

Nenhum comentário:

Postar um comentário