sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estudo mostra avaliação do metrô nas redes sociais

Um estudo realizado pela Miti Inteligência, que trabalha com monitoramento de mídias, analisou a infraestrutura de transportes no Brasil. Entre os dias 25 e 29 de março, a empresa monitorou 11.500 interações em redes, levando em consideração cinco palavras-chave: infraestrutura, porto, metrô, rodovia e aeroporto.


Do total de menções com as palavras feitas no período, 15% se referiam ao termo “metrô”.  Dentro dessa referência, 15,64% tinham conotação positiva, 19,55% tinham conotação negativa e 64,80% eram neutras. De acordo com a pesquisa, as menções ao metrô foram as que mais tiveram avaliações positivas, enquanto as rodovias foram as mais criticadas, com 56,03% de citações negativas.


A pesquisa segmentou as menções em categorias, de acordo com os temas envolvidos: uso, obras, lotação, notícia, check-in, citação, acidente e humor. Metrô foi a palavra que teve maior número de citações relacionadas ao uso (32,96%), e a inauguração da estação Butantã da linha 4, em São Paulo, foi uma das notícias que mais repercutiram sobre o tema no período analisado.


O levantamento também conseguiu detectar que Salvador foi um dos locais que originaram as citações mais negativas – na cidade, as obras para implantação do metrô iniciaram em 2000 e ainda não foram concluídas. Dos 12 quilômetros previstos, apenas seis foram construídos até o momento.


O Portal Via Trolebus está presente no Twitter e ultrapassou a marca de 3000 seguidores, e também no Facebook.


As redes monitoradas na pesquisa foram o Twitter, Facebook,Youtube,  blogs e fóruns de discussão. 


Com as informações de Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário