terça-feira, 31 de maio de 2011

CPTM em greve nesta quarta. Metrô adia decisão sobre greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, que representa os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), decidiu em assembléia nesta terça-feira (31) que a categoria entrará em greve a partir da 0h desta quarta-feira (1º). Segundo o vice-presidente do sindicato, Everson Craveiro, a paralisação deverá ter adesão de até 70% da categoria e vai atingir principalmente as linhas 8 (Julio Prestes - Itapevi) e 9 (Osasco- Grajaú).


O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que os funcionários da CPTM mantenham 90% da frota em operação no horário de pico. Segundo o diretor do sindicato, a operação parcial pode ser arriscada. "Vamos negociar com a empresa para ver como vamos fazer para atender a  essas questões. Trabalhar parcialmente nos coloca em risco", afirmou. Uma nova assembleia foi marcada para esta quarta-feira às 18h.


Procurada pelo G1, a CPTM informou que durante a reunião realizada no TRT apresentou nova proposta aos quatro sindicatos representantes da categoria. A CPTM ofereceu reajuste salarial de 3,07%, o que corresponde a 1,75% do IPC/Fipe deste período e 1,3% de aumento real.


Metrô


Já os funcionários do Metrô adiaram a discussão sobre o início ou não da greve. Em assembleia durante a noite desta terça-feira, a categoria ficou dividida. A categoria quer reajuste de 10,79%. O Metrô, por sua vez, apresentou proposta de aumento salarial de 8%. Uma nova reunião está prevista para acontecer às 18h30 desta quinta (2), novamente na sede do sindicato, na Zona Leste da capital paulista.


Com as informações de G1

Um comentário:

  1. Os direitos do trabalhado devem ser respeitados, devemos trabalhar em boas condições um salário digno.

    ResponderExcluir