sábado, 14 de maio de 2011

Confirmou: Governo do Estado confirma entrega da Estação Pinheiros para segunda

O Governo confirmou a inauguração da estação de Pinheiros, que acontece nesta segunda-feira às 10h conforme noticiado por este portal na quinta feira. Estarão presentes o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda, e o presidente da concessionária ViaQuatro, Luis Valença, além de outras autoridades. O horário de funcionamento da estação seguirá o padrão da Linha 4-Amarela - das 4h40 às 15h (de segunda a sexta-feira, incluindo feriados).

De acordo com o Metrô, para a construção e acabamento do projeto foram utilizados 22.320 m³ de concreto e 2.678 toneladas de aço. A previsão de demanda para esta estação é de 140.000 usuários por dia, considerando a transferência com a CPTM.

A estrutura da estação foi subdivida em sete níveis, interligados por 28 escadas rolantes, sendo eles: mezanino superior, superfície, dois mezaninos intermediários, um mezanino inferior, o nível de plataformas e o porão de cabos. O mezanino superior será o acesso para a Linha 9 – Esmeralda da CPTM através de uma passarela metálica, que será entregue no dia 30 de junho.

Para um melhor acesso, a estação conta com três bilheterias blindadas, os chamados “bloqueios inteligentes” – portas de vidro com 1,8 metros de altura – já presentes em algumas estações na capital paulista.

As plataformas possuem ainda portas de estruturas de vidro que abrem simultaneamente quando o trem estiver disponível para o embarque dos passageiros. Para o Metrô, tal sistema facilita e organiza o embarque, previne queda de objetos na via e reduz as interferências de usuários no fechamento das portas.

A integração com a linha 9-esmeralda é previsto para que seja concluída no dia 30 de Junho, já que depende da conclusão de obras por parte da CPTM. A partir daí o horário de operação deve se estender até a meia noite. Somente me dezembro a linha vai funcionar nos finais de semana com a entrega das estações República e Luz.

 Com as informações de IG, completadas por Renato Lobo - Via Trolebus

Nenhum comentário:

Postar um comentário