sábado, 5 de março de 2011

Meta da prefeitura de renovar 70% dos trólebus está longe de ser atingida

A Agenda 2012, é um Programa de Metas para a Cidade de São Paulo, que visa o compromisso do governo municipal para com a população. Define metas de curto, médio e longo prazos que traduzem o plano de governo. Sua elaboração atende às exigências da Emenda nº 30 à Lei Orgânica do Município, aprovada pelo Legislativo em fevereiro do ano de 2008


Dentre as 223 metas do município, a de número 85 que pertence ao grupo de metas "Cidade Sustentável" prevê a renovação de 70% da frota de trólebus. Trata-se da compra de 140 novos trólebus, em substituição aos 140 Ônibus Elétricos Marcopolo Torino GV/Scania que foram reformados no final de década de 90.


Meta longe de ser alcançada


Esta meta que a prefeitura traçou para os trólebus, na verdade é cláusula contratual que a empresa Himalaia assinou para operar as linhas, e está muito longe de ser alcançada. Dos 140 veículos previstos no contrato de licitação até 2010, apenas 12 rodam na cidade. Segundo o presidente do consórcio André Lisandre, a viação Himalaia está em negociação para compra de 50 trólebus Caio Millenium II. Veja aqui

Foto: Samuel Tuzi



Proteste


Faça a sua parte de cidadão preocupado com o meio-ambiente. Acesse o site Agenda 2012, e faça sua reclamação da meta 85 da renovação dos trólebus.

13 comentários:

  1. Olá.
    Parabéns pelo trabalho!
    Há alguma previsão de os trólebus voltarem a operar no Terminal Casa Verde? Percebo que, apesar da precariedade, ainda existe rede aérea em todo o trajeto da linha, desde a Av. Rio Branco, após o Terminal Princesa Isabel, até a Av. Eng. Caetano Álvares.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Não existe previsão de volta dos trólebus na casa verde. A prefeitura precisa primeiramente fazer valer o contrato da himalaia que obriga a compra de 140 novos trólebus, porem apenas 12 foram adquiridos...Sem novos trólebus, sem Casa Verde

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá, Renato Lobo.
    Agradeço a resposta anterior e aproveito para perguntar: 1) considerando-se a existência de rede aérea na maior parte do trecho da linha Praça Sílvio Romero-Praça da Sé, após a Rua dos Trilhos, os trólebus voltarão a operar na região? 2) Alguma possibilidade da reativação dos trólebus das linhas Pinheiros, Butantã, Belém, Mandaqui, Tucuruvi, Santa Terezinha, Parque Peruche, Cásper Líbero e Santa Cruz? 3) Por que, nas linhas Santa Margarina Maria e Gentil de Moura, também trafegam ônibus a "diesel"? 4) Por que a rede aérea existente na Rua da Glória está inoperante há anos?
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá:
    1: Existem projetos para a volta da linha 2101, e indícios de colocação da rede no novo viaduto. Mas faltam trólebus. Nos próximos dias estaremos postando algo à respeito.
    2: Nenhuma possibilidade já que a prefeitura retirou a rede e vendeu.
    3: À pedido da Himalaia algumas linhas de trólebus dividem com ônibus comum, segundo a operadora por constantes panes na rede elétrica.
    4: rede da Rua da Glória é usada ocasionalmente quando é preciso interditar a Conselheiro Furtado para reparos no sentido bairro, inclusive poucos anos atrás ela foi usada por algumas horas...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Boma gostaria de saber uma coisa da qual até agora não escute nenhum tipo de comentário.A linha 3160 hoje esta fazendo como seu ponto final o terminal Vila Prudente como todos sabem.Más ao termino do novo terminal urbano de onibus que o Metro está contruindo os trolebus vão passa para lá como todas as linhas ou vai ficar no terminal velho mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Boma gostaria de saber uma coisa da qual até agora não escute nenhum tipo de comentário.A linha 3160 hoje esta fazendo como seu ponto final o terminal Vila Prudente como todos sabem.Más ao termino do novo terminal urbano de onibus que o Metro está contruindo os trolebus vão passa para lá como todas as linhas ou vai ficar no terminal velho mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Olá, Renato.
    Mais uma vez, sou-lhe grato pelas respostas esclarecedoras.
    A propósito, os trólebus da linha circular Terminal Princesa Isabel—Parque Dom Pedro II não vão voltar o operar? O que foi feito dos trólebus que circulavam na linha 2101? Qual a destinação da precária rede aérea existente na Rua Antônio de Godói, na Av. Cásper Líbero, em parte da Rua Santa Ifigênia e da Av. Tiradentes e na Rua São Caetano? Aguardo.

    ResponderExcluir
  8. Sobre os trólebus irem ao novo terminal, seria o lógico...mas nem sempre o lógico é feito quando se trata de alguns gestores públicos...

    Não existem previsão de retorno dos trólebus para a linha 2003 (Pq.Dom Pedro/Princesa Isabel), mesmo que tenha rede no trajeto. Os trólebus que faziam a linha 2101 foram remanejados para outras linhas.

    A rede da São Caetano foi usada recentemente como teste para trólebus em corrente alternada. Foi usado o veículo 7752. os testes acabaram e a rede permanece desativada. Existe previsão para reforma destes trechos de rede junto com o resto da malha, como previsto no edital de licitação da empresa que vai cuidar da rede aérea. Mas não é previsto nenhuma linha.

    Qualquer dúvida, estou à disposição

    ResponderExcluir
  9. Para quando está prevista a entrega de mais um trolebus novo?E a abertura da licitação de quem vai cuidar da rede?

    ResponderExcluir
  10. Existe alguma previsão de reativação de trólebus na região da Penha de França e na Rua Comandante Cantinho,pois existe rede aérea nestes endereços,os trólebus passam pela Penha,mais nas ruas abaixo como Rua Pe. Benedito de Camargo e Rua Rodovalho Júnior na 342M,queria saber se na Penha de França voltariam a circular os trólebus ?

    ResponderExcluir
  11. Não existe previsão. Os trólebus circulavam no passado por estas vias, mas depois houve uma remodelação no itinerário.

    ResponderExcluir
  12. Pq é tão visível a condição que a Himalaia cuida de sua frota e a prefeitura não a pune e coloca outra empresa para operar os veículos,se isso continuar acontecendo os trólebus novos,vão ficar mal preservados como os marcopolos,que graças a Himalaia estão assim,seria bom se os trólebus fossem da Consórcio Plus,pelo menos estariam bonitinhos e bem cuidados,vcs não concordam comigo,até mais.

    ResponderExcluir
  13. o que impede os outros consorcios de operarem trolebus,eu sei que a himala é detentora da conseção e as outras.

    ResponderExcluir