segunda-feira, 14 de março de 2011

Trólebus circulam na madrugada Paulista

Durante toda a madrugada circulam pelas ruas da região metropolitana de São Paulo diversas linhas para atender a demanda de usuários que trabalham no período noturno, e também para todos aqueles que utilizam o transporte público para se deslocarem ao lazer na famosa noite paulistana. Tais linhas antigamente conhecidas como negreiras, algumas destas realizam partidas somente neste horário, e outras rodam quase que 24 horas por dia.

O Portal Via Trolebus embarcou nesta viajem na madrugada de sábado para domingo. Acompanhe :

1h00

Chegamos ao Terminal Jabaquara através da linha 1-Azul no Metrô. No sábado todas as linhas do Metrô e da CPTM operam até a 1h00 da manhã justamente para atender a demanda de pessoas que se deslocam para o lazer noturno.

2h00

Embarcamos na linha 288 Term. Ferrazópolis - Term. Jabaquara com destino ao Terminal São Bernardo. O veículo 5209 foi no limite da velocidade até o destino, sempre respeitando a sinalização semafórica do corredor metropolitano.

2h30

Chegamos ao Term. São Bernardo, e não demorando muito logo apareceu o trólebus articulado 8106 na Linha 285 - Term. Ferrazopolis - Term. São Mateus, este que nem parecia ônibus elétrico que tinha restrição de velocidade devido a rede aérea, já que operou em alta velocidade, claro que sempre respeitando a velocidade estabelecida na via, assim como os semáforos vermelhos.

Estas duas linhas, 285 e 288 rodam a noite toda no corredor metropolitano São Mateus - Jabaquara, só que apenas na madrugada de sábado para o domingo.



3h00

Demos entrada em São Mateus, já em cima da hora para prosseguir nossa viajem de trólebus na madrugada, porem devido à atrasos na Linha 2291 Term. São Mateus-Pça da República, o trólebus de numeração 4 1946 partiu por volta das 3h10. 
Em alta velocidade continuamos nossa viajem pelas Avenidas Mateu Bei, Conselheiro Carrão e Celso Garcia, está ultima que precisa de um recapeamento urgente. No meio do Caminho ao cruzar o outro trólebus que vinha no sentido contrário da linha, mais precisamente o 4 1948, um cidadão alcoolizado tentou impedir a partida do ônibus se jogando na frente do veículo. Foi preciso o cobrador retira-lo para seguir viajem.



4h10

Desembarcamos no Terminal Parque Dom Pedro II como ponto final do nosso passeio, e para não perder o costume, mais atrasos:

A linha 3160 Term. Vila Prudente-Term. Pq. Dom Pedro II, das 4h10 só foi aparecer um trólebus às 5h30, ou seja, 1h20 de espera.
No ponto final da linha 2002 Term. Bandeira-Term.Pq. Dom Pedro II na placa indicativa dos horários, no painel eletronico, e também no site da SPtrans consta a primeira partida às 5h00. Entretanto, pelo menos até as 5h30 nem sinal do trólebus. Ambas as linhas já tinha filas com passageiros à espera dos veículos. Enviamos a reclamação para o site da SPtrans, e esperamos resposta.




O curioso é que nas 4 linhas que percorremos, todas elas tinham fluxo de passageiros, principalmente na linha 2291 no sentido São Mateus. 
Fica a pergunta: Será que não seria viável ter mais linhas noturnas em São Paulo? É preciso demanda para se ter uma linha noturna, ou se criando está linha se gera demanda? 
São Paulo, uma das maiores cidade do mundo, têm uma vida nortuna agitada, seja pelo lazer ou pelo trabalho. 

Linhas de trólebus que operam na madrugada:
2100 - TERM. VILA CARRÃO - PÇA DA SÉ
2291 - TERM. SÃO MATEUS - PÇA DA REPÚBLICA
3160 - TERM. VILA PRUDENTE - TERM.PQ. DOM PEDRO II
285 - TERM. SÃO MATEUS - TERM. FERRAZÓPOLIS (Madrugada de sábado para domingo)
288 - TERM. JABAQUARA - TERM FERRAZÓPOLIS(Madrugada de sábado para domingo, em breve com a operação de trólebus)

Fotos: Gentilmente cedidas por Rafael Asquini

7 comentários:

  1. Caraca, que rolê da hora!! Pena q eu não pude ir!!!

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  2. Boa isso, nem sempre a balada tá boa ou surge um imprevisto a noite, ajuda no help!

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  3. "Será que não seria viável ter mais linhas noturnas em São Paulo? É preciso demanda para se ter uma linha noturna, ou se criando está linha se gera demanda?"

    Essa pergunta se aplica a capitais que tenham muito movimento a noite, como o RJ.

    Enquanto isso, se recorre a táxis e clandestinos...

    Grande post e belo relato, rapazes!

    Abraço e tudo de bom!

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  4. 8206 é um milennium ma articulado e a diesel...

    não seria 8106?esse sim é elétrico

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  5. Verdade Jhow...vou consertar...

    Obrigado!

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  6. Com certeza, falta muitas linhas noturnas... Ajudariam d+!

    Quanto ao bêbado...

    Já fizeram isso numa viagem em que eu estava na 2290 mesmo, uma das últimas partidas sentido centro, que ódio... (e o povo xingando o trólebus, pq os diesel iam pela contramão mesmo). Uns 20 min perdidos, o motorista não quis abrir a porta.

    Ah que vontade de passar por cima...

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  7. vc não tem como achar imagens dos terminais na era da decada de 70 e 80

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