segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Qual a proposta do seu candidato para o transporte?

O tema "Transporte público" vem sendo pouco comentado nas campanhas de ambos os candidatos à presidência. Fala-se muito em estradas, e até transporte de cargas por ferrovias e hidrovias. O Portal Via Trolebus fez um apanhado das propostas dos dois presidenciáveis, afim de ajudar o leitor na sua escolha, levando em consideração este tema diariamente abordado aqui.



Lamentavelmente nenhum dos candidatos aborda a questão da mobilidade, como parte de uma reformulação no planejamento urbano das cidades. Perde-se muito dinheiro com o desperdício no trânsito, na qual este valor poderia ser usado na melhoria dos sistemas de ônibus e na expansão do metrô, além de programas para a educação das crianças, éstas que no futuro se tornariam motoristas mais gentis. Nem vamos entrar na discussão da poluição do ar, fator este que além de consumir milhões em gastos nos doentes com problemas respiratórios, custam milhares de vidas em nosso país.

Dilma: Trem bala e menor Preço de luz elétrica e passagem de ônibus.

A candidata do PT, Dilma Rousseff diz que no caso do transporte, a alíquota de PIS e Cofins (3,65%) será zerada. Contudo, essa desoneração ficará condicionada à redução do preço da passagem de ônibus. "A redução do tributo é importante que seja repassada para as passagens. Caso contrário não é correto fazer isenção. Então, a redução está condicionada, porque senão não passa para o consumidor, mas apenas para empresas".


Outra promessa da Petista e o famoso projeto TAV (Trem de alta velocidade). Uma linha de trem que sairia de Campinas, passaria por São Paulo e seguiria até o Rio de Janeiro. Obra ambiciosa de engenharia que conta com 90,9 km de túneis (18% do trajeto), 107,8 km de ponte se viadutos (21% do total) além dos 312,1 km do trecho em superfície (61%) totalizando 510,8 km. A Viajem entre Rio e São Paulo deverá ser realizada em 93 minutos e entre São Paulo e Campinas, em 30. O projeto doe TAV brasileiro está orçado em R$ 34 bilhões, dos quais o governo financiará R$ 20 bilhões. A proposta prevê a construção de nove estações ao longo do percurso.


Serra: 400 km de metrô em 13 cidades, Bilhete único e menor tarifa de energia elétrica para metrô e trólebus.

O candidato do PSDB José Serra, dentre outros pontos de melhoria do transporte público, prometeu estender o "Bilhete único" (créditos de passagens por cartão Smart Card) para todas as cidades em que não têm o projeto, nos mesmo moldes de São Paulo, integrando sistemas de ônibus/trem e metrô. Serra também firmou compromisso de cortar custo para a tarifa de energia elétrica para o transporte público, ou seja, incentivo para trens/metrô, VLT (chamados também de metrô-leve) além dos trólebus. Vale lembrar que a tarifa de energia é justamente um dos calcanhares de aquiles dos ônibus elétricos.


Mas, sem dúvidas a maior promessa são os 400 Km  construção ou expansão de metrô em 13 cidade Brasileiras, dentre elas: Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Temos que fazer metrô em todas essas grandes cidades porque isso, para a população, representa padrão de vida”, afirmou. Vale lembrar que no governo Paulista, Serra lançou o Plano de expansão na qual o Metrô e CPTM (Trens Metropolitanos) receberam R$ 21 Bilhões de reias, para construção de mais linhas, novos trens, além da modernização da sinalização nos trilhos afim da diminuir os intervalos entres as composições. O Tucano ainda lembrou do incentivo à bicicletas e cicloviários nas cidades.


3 comentários:

  1. Não tenha duvida que o projeto do Serra é muito melhor para a população brasileira, enquanto o TAV é um projeto que só atende pessoas com alto poder aquisito para pagar passagens de valor alto, enquanto que o projeto do Serra de construir 400 km de metrô atenderia milhares de brasileiro melhorando significamente a vida nas geandes cidades

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  2. A cidade de São Paulo não conseguiu até agora chegar a 100Km de linhas de metrô, enquanto a Cidade do México que começou o seu na mesma época possui 200km de linhas, ele vai construir 400km em todas estas cidades?! Ah, vai!!!

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  3. A Cidade do México só tem 200 km de linhas porque chamam os trens de suburbio de metrô lá, o metro de lá é pior que a CPTM daqui, logo São Paulo tem mais de 240 km de metrô!

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