sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Linha 4 deve ter mais 2 estações até o final do ano

A mais jovem linha de metrô paulistano, deve receber mais 2 novas estações até Dezembro: Pinheiros que fará conexão coma  linha 9 - Esmeralda da CPTM e Butantã. Atualmente a Via Quatro, concessionária da linha, opera o trecho entre as estações Paulista e Faria Lima em horário reduzido das 9:30 às 15 horas, porém com a entrada destas duas novas estações, este horário deve ser ampliado.

Fotos das obras da estação Pinheiros nessa semana (clique na foto para ampliar):

 


Foto do interior da estação. Imagem extraída do site do Metrô :


Linha foi progetada nos anos 40
O traçado da Linha 4 - Amarela esteve presente em todos os estudos para implantação do metrô em São Paulo desde então. Seu traçado se consolidou em 1968, quando dos estudos iniciais para implantação da atual rede de metrô, recebendo, naquela ocasião, o nome de "Linha Sudeste-Sudoeste". Em forma de "parábola", conectaria os bairros de Pinheiros e Sacomã, passando pelo Centro, cortando a linha Leste-Oeste do Metrô nas estações República e Pedro II. 
A consolidação do projeto ocorreu apenas em 1993, quando o primeiro projeto básico foi elaborado, já não constando mais o trecho Sudeste, incorporado a outras diretrizes de expansão do metrô e melhorias dos trens metropolitanos. A construção do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila), projetado na gestão do prefeito Celso Pitta e com o primeiro trecho entregue em 2007, reforçou ainda mais a intenção de se construir a Linha 4 somente no vetor sudoeste da cidade, a partir da estação da Luz.

Plataformas de integração chegaram a ser construídas nas estações República e Pedro II, mas não foram utilizadas. As plataformas da estação República, construídas na década de 1980, prevendo-se outra configuração da Linha 4, foram demolidas para a passagem da tuneladora, equipamento que construiu o túnel da Linha 4 entre as estações Faria Lima e Luz; a da estação Pedro II transformou-se em um depósito. 
Ainda na década de 1990, o Metrô cogitou levar a Linha 4 até a Estação Tatuapé, com a intenção de desafogar a Linha 3 - Vermelha. Esta ideia foi descartada, tendo sido substituída por uma possível expansão da Linha 2 - Verde até a referida estação, idéia também abandonada em seguida.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário