quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Mundial sem carro

Nesta quarta feira, é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, iniciativa que visa promover o uso do transporte público, ou da bicicleta, ou até da caminhada a pé, afim de se ter uma cidade com o ar mais aceitável. 
São Paulo é a sexta cidade mais poluída do mundo. Os Paulistanos gastam em média 2h42min por dia ou 41 dias no ano em engarrafamentos, e a expectativa de vida os moradores da capital paulista é em média 2 anos a menos do que uma pessoa que vive na zona rural, tudo isso por conta dos poluentes, sendo que 64% destes, é só pelo uso de transportes à diesel e a gasolina.




O problema do trânsito em São Paulo, é mais sério do que se pensa. O Simples fato de se estar parado numa fila em uma avenida causa um grande desperdício de dinheiro e tempo, sem contar na poluição emitida pelo veículo. A partir dessa poluição, é causado o agravamento de doenças respiratórias, que acabam elevando o custo no cuidados de doentes. Estudos apontam que a cidade já amargou 1 trilhão de reais (1000000000000), da década de 50 até os dias de hoje, por conta dos grandes engarrafamentos.

A solução está no transporte integrado.

Não é novidade que a solução para todo esse problema está no transporte coletivo, desde que essa rede atenda e supra as necessidades do usuário. Ninguém, por exemplo vai deixar seu carro e enfrentar 2 horas em um ônibus lotado, que disputa o espaço com outros coletivos e carros de passeio. A solução está no transporte integrado.
A integração que vai desde o uso da bicicleta em ciclovias devidamente sinalizadas nos bairros mais distantes, até a linha no sistema metrô-ferroviário que pode levar de 40 a 80 mil usuário/hora/sentido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário