terça-feira, 3 de agosto de 2010

Linha 3160 – 30 anos transportando “mooquences”

No último dia 31, a linha 3160 TERM VILA PRUDENTE – TERM. PQ. DOM PEDRO II completou 30 anos, iniciando a operação no dia 31 de março de 1980, com 20 trólebus Ciferal/Amazonas, sendo a primeira linha do Plano Sistran na zona leste.

Foto: Samuel Tuzi

A linha trafega boa parte do seu percurso na Av. Paes de Barros, via esta que foi o primeiro corredor segregado da cidade de São Paulo. Atualmente a faixa exclusiva não serve apenas trólebus, mas veículos à diesel de diversas empresas, inclusive microônibus.

A linha já teve diversos pontos finais no centro da Capital Paulista, tendo a sua fase de ouro nos anos 90, quando a empresa Eletrobus operava os elétricos na garagem do Tatuapé (GTA). Eram mais de 35 veículos que ligavam os bairros da Mooca e Vila Prudente até o centro. Nesta época a linha tinha como ponto de passagem, o largo São bento, rua Libero Badaró e o largo São Francisco, onde a demanda de usuários era muito superior a dos dias de hoje

Outra característica, é seu funcionamento quase que 24 horas por dia. No ponto da Vila Prudente é possível ver o horário marcando das 03h25min ás 02h30min. Neste período opera apenas 1 carro, geralmente com o simpático motorista Ricardo, que diz que neste horário é tranqüilo a operação, já que não pega trânsito, e têm passageiros fiéis.

Atualmente a linha opera com cerca de 16 veículos, e têm como ponto final o Terminal Parque do Pedro II.

Renato Lobo
Foto: gentilmente cedida por Samuel tuzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário