Na próxima semana podemos ter novidades em relação a linha 17 ouro. O Metrô espera para a semana que vem um parecer favorável sobre o processo judicial envolvendo a construção deste monotrilho que vai ligar a linha 1-Azul, o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e a região do Morumbi. "O desembargador deve dar essa análise na semana que vem e se Deus quiser haverá compreensão. Há muita gente que quer e há aqueles que não querem. Todos têm de ser respeitados", contou Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos.
A construção da obra está impedida devido a uma liminar obtida pela Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah), que entrou na Justiça com uma ação civil pública alegando falta de licença ambiental e projeto básico. "Queremos o monotrilho pronto para maio de 2014 (Copa do Mundo). Agora, se nós não conseguirmos assinar o contrato até julho deste ano, aí nós só conseguiremos começar a obra em dezembro, janeiro (de 2012), aí não dá mais tempo", desabafou Jurandir.
O presidente do Metrô, Sérgio Avelleda explicou que a Linha 17 não será construída pensando apenas da demanda do Estádio do Morumbi, e sim por uma ligação "ferroviária" com o aeroporto, comum em várias cidades do mundo, porem inexistente em São Paulo: "Ela terá capacidade de 50 mil passageiros por hora/sentido", lembra Avelleda. Na quarta-feira, o Metrô obteve a primeira licença ambiental para a construção, mas o Cades, ligado à Secretaria do Verde e Meio Ambiente, fez 55 exigências para liberar outras duas licenças ambientais necessárias.
Especialistas em transporte e Urbanistas se dividem na questão do Monotrilho. Uns temem que as avenidas que vão receber a obra correm o risco de se degradarem, já que a linha corre em via elevada. Outros dizem ainda que a linha não carrega o mesmo que uma ligação tradicional de Metrô, o que é uma verdade. Monotrilhos transportem no máximo 50 mil pessoas por hora/sentido, como bem disse acima Sérgio Avelleda, mesmo carregamento que um BRT implantado corretamente. O Metrô explica que o monotrilho é mais barato que o metrô tradicional e que sua implantação é mais simples, já que parte da estrutura que abriga o modal já vêm pré-moldada.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
Vale ressaltar que a bombardier dobrou recentemente a sua capacidade de fabricação de monotrilho na fábrica em Hortolândia! Algo me diz que o monotrilho sai!
ResponderExcluirAcho que esse frisson pelo monotrilho cheira a lobby. O BRT - bem implantado - seria a solução.
ResponderExcluirem quanto eu rezo para ter metro perto de casa, tem meia duzia que rejeita isso...
ResponderExcluirmais acessibilidade, menor tempo de viagem....
vai entender!!!!
Um BRT bem planejado, passando pela avenida Perimetral, seria uma solução bem mais barata. Mas que venha o monorail então, ruim não vai ser.
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