Trens lotados, empurra-empurra na hora do embarque, velocidade reduzida quando chove. Tudo isto passou a ser normal ao viajar na linha 3 - vermelha. Mesmo assim a linha é mais carregada do mundo, já que é melhor enfrentar o "metrozão" lotado e chegar no destino, ao ter que ficar horas parado em um carro ou ônibus no trânsito da nossa São Paulo.
O Metrô pretende modernizar os trens, e consequentemente reduzir em 20% o intervalo na frequência das composições, possibilitando assim que sejam colocados mais carros na linha, transportando mais passageiros. "Se multiplicar 98 (trens) por seis vagões, estamos falando de 588 novos vagões. Hoje a espera na Linha 3 é de 103 segundos, ela vai ser reduzida para 82 segundos. Isso permite 20% a mais de trem, para diminuir o sufoco, diminuir o aperto. Será um dos menores intervalos de espera em estação de metrô do mundo", disse o governador Geraldo Alckmin aos jornalistas nesta sexta feira.
O governador disse também que as melhorias estarão prontas antes da Copa do Mundo de 2014. A estação Itaquera do Metrô, na zona leste, fica ao lado do futuro estádio do Corinthians, que pode vir a receber jogos do mundial de futebol.
O presidente do Metrô-SP, Sérgio Avelleda, contou a reportagem do Estadão que os novos motores dos trens reformados consomem menos energia e a manutenção é muito mais fácil. "A gente tinha trem em corrente contínua, agora é em corrente alternada. Diminui o consumo e a manutenção é melhor", explica. Outra novidade são os freios ABS. "Com isso, acaba a restrição em dias de chuva. Nós vamos poder circular com a mesma velocidade", acrescentou.
Mesmo com as melhorias previstas, novas conexões do Metrô devem ser feitas rapidamente, antes que a cidade se torne um caos completo. Corredores de ônibus também são fundamentais para a melhoria do próprio Metrô. Na linha 11 da CPTM, o expresso Leste, também são previstas inovações, com a redução do intervalo até 3 minutos. Mas esse tempo ainda é grande, se comparado com a linha 3 do metrô. O expresso leste poderia servir com um alternativa à altura do Metrô.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.
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