segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Metrô pode levar a Linha 4 até o Pari


O Governo do Estado parece que descartou planos de levar a linha 4 - amarela para as imediações do Campo de marte. Segundo informações da Agência Estado, é planejado o prolongamento da linha até o Pari, que representa uma estação.


Não existe previsão para o inicio das obras, mas é importante destacar que um túnel logo depois da Luz está pronto e será usado para manobras e estacionamento dos trens, e poderia ser incorporado ao traçado. 


A possibilidade de ter uma estação de metrô perto de casa anima Yara da Mata, secretária da Associação dos Moradores, Comerciantes e Amigos do Brás, Pari e Canindé. "Aqui a gente tem de ir até a Estação Brás ou a Tiradentes. Até lá, de ônibus, às vezes leva meia hora, porque o trânsito no bairro vive parado."


Informações não oficiais dizem que a estação Pari ficaria no antigo pátio da Rede Ferroviária Federal, onde hoje está a Feira da Madrugada, no final da Rua Oriente, no entanto o Metrô não informou se há algum ponto sondado para instalar a futura estação. Mas, sobre o traçado do prolongamento da Linha 4 até o Pari, a estatal divulgou que ele será definido "nos próximos meses", quando for elaborado o projeto funcional.


Segundo ainda a reportagem, no mapa de linhas do Metrô previstas para o futuro, a Estação Pari da Linha 4 aparece interligada à Linha 19-Celeste, que conectará a zona sul da capital ao Parque Cecap, em Guarulhos, na Região Metropolitana.


A outra ponta da Linha 4, que originalmente acabaria na Estação Vila Sônia, também deverá ser expandida. O estudo para a ampliação até Taboão da Serra, na Grande São Paulo, já se tornou promessa de governo, apesar de as cinco estações da segunda fase do ramal sequer terem sido entregues.







Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Um comentário:

  1. A idéia da futura Metro 6 Laranja - estação terminal junto ao Rodoanel entre Bandeirantes e Anhanguera com grande pátio de estacionamento de carros e integração multimodal de coletivos - serve à perfeição para a Metro 4 Amarela, que poderia fazer o mesmo entre Régis Bittencourt e Raposo Tavares.

    Permitir que muitos usuários não precisem entrar na RMSP de carro ou ônibus, colaborando na situação já insustentável das Rodovias.

    ResponderExcluir